Todos nós sonhamos em ter uma carreira de sucesso que nos permita ter qualidade de vida e realizar nossos sonhos, ainda que materiais, não é mesmo? O caminho para chegar lá é a gestão de sua carreira profissional, especialmente em momentos de crise.

Na crise, a competitividade fica em alta, o clima fica tenso e para se destacar é preciso fazer a diferença em seu ambiente de trabalho. É natural que frente às dificuldades nosso impulso seja reativo, tendemos a fazer só o estritamente necessário por medo de errar, um sentimento de insegurança pode tomar conta de você!

Já observou que em 2015, crise parece ser a palavra do ano. O cenário parece mesmo complicado e desafiador, mas crise também pode significar oportunidade de crescimento. Não se deixe afetar pelo pessimismo!  Então tire o “S” da crise e CRIE suas próprias oportunidades!

Primeiro saia da zona de conforto, use a criatividade, coloque suas competências em evidência, elas serão notadas. Proponha soluções novas para velhos problemas já conhecidos na organização. Tenha coragem de ousar fazer diferente. Enfrente a situação. Invista um pouco mais de energia em pensar fora da caixa, têm sempre saídas.

Ser resiliente, ter capacidade de improvisar, inovar, arriscar a errar. Acima de tudo seja fiel, jogue com transparência e lealdade, olhe para os lados, evite comentários negativos, ajude as outras pessoas e a empresa a sair da crise, seja produtivo e positivo. Quando a tormenta passar com certeza além de muito aprendizado e histórias para contar, será recompensado.

Então devo permanecer onde estou? Em toda decisão há riscos e oportunidades. Pense bem e com calma, analise sua área de atuação, faça pesquisa de mercado. Ser realista e bem informado sobre sua carreira, trará subsídios e segurança para tomada de decisão.

Em tempos de crise a tendência é cortar custos, o que pode trazer demissões e arrocho salarial – isso leva a frustação com sua carreira e local que trabalha. Avalie bem as oportunidades de aprendizagem e crescimento futuro. Investir agora para colher depois. Tudo isso irá exigir que tome a decisão mais adequada para você. Se a opção for investir na carreira atual, seja dedicado no trabalho, cuidadoso com as relações e sua comunicação. Busque se especializar e destacar suas habilidades, seja expert em sua área.

É necessário mais que conhecimento técnico para manter ou atingir o momento esperado em sua vida profissional. A postura gentil, produtiva e proativa, no ambiente de trabalho poderá trazer mais disposição para voltar motivado no dia seguinte. O que o mercado sinaliza é que 2015 e 2016, serão anos de ajustes duríssimos em nossa economia. Anos de produzir bem, muito e com pouco. Todos seremos atingidos!

Como empreendedora, foco em oportunidade de melhorias, enxergo saídas e sou otimista em relação ao futuro. Tenho a crença de que as pessoas mais felizes são as que mais criam suas próprias oportunidades e recursos, sabem fazer o melhor com o que aparece em seus caminhos.

Encare a crise como um problema e todo problema é para ser resolvido e tem solução!

Lembre-se: ser bem sucedido na carreira e conquistar as promoções nos cargos desejados são tarefas desafiantes e exigem construção constante de uma imagem profissional positiva no ambiente corporativo. É importante investir na qualificação e aperfeiçoamento, buscando cursos de idiomas, especializações e MBAs, mas saber se relacionar com equipe, pares e superiores em sintonia com as áreas da empresa é o grande diferencial competitivo. Não basta ter talento. As competências mais desejadas no mercado são as que contem valores universais positivos, como inteligência, ética, honestidade e sinceridade, além de capacidade de automotivação, autoconfiança e autogestão. Tenha disciplina em direção aos seus objetivos e mostre otimismo. As possibilidades são infinitas.

*Helena Ribeiro é CEO Grupo EmpZ e mantenedora da Faculdade Esup, certificada FGV. Presidente do Comitê Estratégico Business Affairs Committee da Amcham Goiânia e do Lide Mulher Goiás. Diretora da Acieg, conselheira do programa Women Winning Brasil da Ernst & Young Terco, além de certificada em diversas premiações voltadas a Gestão de Pessoas e Recursos Humanos.