Descobri durante alguns testes que o manjericão acaba sendo a grande estrela do molho pesto e foi por isso que elaborei uma receita de molho pesto "falso". Por que é "falso"? Porque não leva pignole. E quer saber? O sabor não fica comprometido e a receita se torna muito mais acessível. 

Eu invisto no manjericão junto com outros ingredientes maravilhosos: o meu querido amado e lindo limão siciliano; o mais que divino, maravilhoso, velho e bom azeite extra virgem; um dentinho de alho; sal (se precisar) e nosso utensílio de todo dia, o liquidificador!

Sirvo a minha receita de molho pesto com saladas, para arrematar um risoto de quinoa com vegetais, ou mesmo com tudo junto e misturado que tiver na mesa no dia… Faço um “tantão” e deixo na geladeira, e parece que vai ficando mais gostoso conforme vai apurando.

Receita:

Ingredientes
Manjericão (um maço só as folhinhas já higienizadas)
Suco de meio limão siciliano
Um dente de alho
Azeite extra virgem (1/2 xícara - aqui pode ir menos ou mais, dependendo do gosto)
Sal (se necessário) 

Modo de preparo 
Juntar todos os ingredientes e bater no liquidificador.

* Carol Morais é nutricionista e autora do livro Projeto Verão Pra Vida Toda. É personal diet, especialista em fitoterapia e nutrição desportiva. Estudou culinária na escola Recipease, de Jamie Oliver, em Brighton, Inglaterra, e no Natural Institute Gourmet, em Nova Iorque. Site: www.falecomanutricionista.com.br