Não há dúvidas de que a rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Ela é indicada para correção estética do nariz, oferecendo inúmeras possibilidades, como aumentar ou diminuir, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é com os médicos chamam o "osso" ou "calo" do nariz.

Mas você já pensou em conquista um nariz mais fino sem a necessidade de passar por um procedimento cirúrgico? Essa é promessa do lifting nasal, procedimento realizado com fios de nylon similares aos utilizados em cirurgias bariátricas. Trata-se de uma técnica definitiva, mas também reversível. "Isso significa dizer que, se o paciente desejar passar por uma rinoplastia, no futuro, ainda será possível", garante Rodrigo Otávio Leite, cirurgião-dentista especialista em ortopedia facial 

“O lifting é muito utilizado para a redução da aba do nariz. Apesar de definitiva, é reversível. O procedimento é rápido e feito com anestesia. A recuperação é simples. O atestado é de apenas um dia e os cuidados envolvem não tomar sol. Também é receitado um medicamento para diminuir o inchaço e não há muitas contraindicações a não ser pelo fato da anestesia”, completa.

Saiba mais

Como é o procedimento: são inseridos fios de sustentação no nariz para nivelar o dorso ou levantar a ponta, com anestesia local.

Qual o resultado: nariz com a ponta mais levantada e ponte com menos ondulações por até um ano. O recomendável é que o procedimento seja repetido anualmente.

Contraindicações: pessoas com ferimento local, gestantes, lactantes ou com alergia a fios de PDO.