Não há como discordar: envelhecer é um processo natural. Com o passar do tempo, nosso rosto perde o viço e, respeitando a genética de cada indivíduo, ganha marcas, rugas, flacidez e manchas, resultado da falta de fibras de colágeno e elastina. Mas, segundo a dermatologista Amanda Soares Ribeiro Jorge Reis, há como amenizar tudo isso. Muito utilizado nos tratamentos para rejuvenescimento facial, o preenchimento cutâneo auxilia na atenuação de rugas, cicatrizes e correção de sulcos. A especialista explica tudo sobre o procedimento.
 
O que é um preenchimento cutâneo?
 
O preenchimento cutâneo é um procedimento médico realizado com a injeção de substância biologicamente compatível em locais estratégicos da face e visa restaurar os contornos naturais. Pode ser utilizado também para reestruturar e corrigir aspectos que incomodem o paciente.
 
Qual a relação desse procedimento com o rejuvenescimento facial?
 
O processo de envelhecimento da face está relacionado à reabsorção da estrutura óssea e ao deslocamento das bolsas de gordura que modelam o rosto. Esses processos ocorrem com o avançar da idade e, associados à diminuição do colágeno da pele, levam à flacidez e à perda da sustentação da face. O preenchimento cutâneo é capaz de devolver os contornos de jovialidade à face e melhorar a sustentação da pele.
 
Quais são os maiores benefícios?
 
O preenchimento cutâneo pode ser aplicado de maneira direcionada para melhorar o que incomoda o paciente. Podemos melhorar o bigode chinês, as olheiras, o contorno dos lábios ou aumentar o seu volume para aqueles que tiverem essa indicação. Existem técnicas modernas de aplicação que fazem a sustentação da pele do rosto, reestruturando e melhorando o aspecto de flacidez, o que resulta em feições mais harmônicas. É sempre importante preservar a naturalidade na realização do procedimento.
 
Que tipo de produto pode ser usado?
 
A substância biologicamente compatível e segura utilizada é o ácido hialurônico.
 
Para quem o preenchimento cutâneo é indicado?
 
Ele pode ser feito em qualquer idade, em homens e mulheres que se incomodarem com olheiras, bigode chinês, linhas de marionete, lábios finos e outras características. Tem excelente resultado quando feito para devolver a sustentação perdida da face (flacidez), sem adicionar volume extra. Pode ser feito também por quem deseja melhorar o contorno da região da mandíbula, deixando o rosto mais definido.
 
Existem efeitos colaterais? Como é a recuperação?
 
A recuperação é tranquila. Pode ocorrer leve inchaço no local de aplicação, que em geral regride com cerca de uma semana. Uma discreta sensação de dor local também é relatada, mas dura em média três dias. O procedimento não impede a realização das atividades do dia a dia. Como ele consiste na injeção do ácido hialurônico na pele, é necessário fazer o procedimento com profissional que tenha conhecimento da anatomia da face e das técnicas adequadas e seguras.