As regras de make-up para peles maduras parecem muitas, mas, basicamente, se resumem à compra de produtos de qualidade e adequados para a idade da pele e à utilização de pouco produto. As trocas inteligentes também são bem-vindas: o primer ao invés do pó e batons de efeito mate pelos cremosos. Veja o passo a passo:

1. Esfoliação para uma nova pele

A partir dos 50 anos, é comum o maior depósito de células mortas sobre o rosto. E já existem no mercado várias opções de esfoliantes para peles maduras. São de esfoliação leve, mas preparam a pele para receber os produtos sem muitos acúmulos. “O bom profissional de maquiagem sempre tem um esfoliante à mão”, explica Ivonete Diniz, consultora de maquiagem há 20 anos.

2. Milagrosa água termal

A água termal é um tipo particular de água subterrânea que contém minerais como sódio, magnésio, zinco, boro e manganês, e promete uma ação anti-inflamatória, cicatrizante e combate dos radicais livres gerados pela poluição, cigarro e raios solares. “Como segundo passo, a água termal vem para tranquilizar a pele madura das agressões cotidianas e também da própria esfoliação”, destaca a consultora de maquiagem.

3. Hidratação, sempre!

“As pessoas com pele oleosa têm medo de usar o hidratante. Mas são inúmeras as opções no mercado de hidratantes não oleosos. Nenhum tipo de pele está dispensado desse cuidado”, enfatiza Ivonete. Portanto, não importa se a pele é oleosa ou seca. Para a maquiagem perfeita, pele craquelada, nunca! O importante é escolher um produto próprio para cada idade.

4. A tecnologia do primer

Conhecido como pré-maquiagem, “o primer uniformiza, fecha os poros e matifica a pele”, explica a maquiadora Andreza Loures. Ele pode substituir o efeito do pó compacto, dispensável na idade madura. Os produtos com efeito sérum são os mais indicados acima dos 50 anos.

5. A vez da base

Perdemos a conta da quantidade de opções de bases no mercado. Como escolher? As bases anti-idade são a melhor pedida porque têm a textura ideal, nem tão líquida, nem tão seca. São bases que não craquelam, mas que também não 'derretem'. E quanto menos produto, melhor, orientam as maquiadoras. 

6. Correção sem exageros

A parte mais temida da maquiagem para muitas é o corretivo, principalmente em áreas com rugas e linhas de expressão. Sugestão: “Não tente tampar todas as olheiras e rugas com o corretivo. A função dele é suavizar, e não dar efeito de máscara para o rosto. E prefira produtos fluidos”, explica Ivonete. O velho e bom chá de camomila também suaviza o aspecto arroxeado das olheiras.