Você tem dúvidas sobre como tratar corretamente os cabelos cacheados? Sabe o que deve ou não fazer? Qual é a melhor forma, por exemplo, de hidratá-los e secá-los? Para esclarecer essas e outras dúvidas, a equipe técnica da Schwarzkopf Professional preparou uma lista com os 10 principais mitos e verdades sobre cabelos cacheados. Chegou a hora de assumir os cachos!
 
1 - Cortar o cabelo pode me fazer perder os cachos

Falso. Ao cortar o cabelo você apenas muda a forma dele, mas não a textura. Alguns fatores que podem alterar a textura de seus cabelos são: doenças, estresse, distúrbios hormonais ou produtos químicos. O que acontece é que, ao cortar o cabelo a certa altura, a impressão é de que os cachos mudaram, mas isso é apenas temporário e eles voltarão ao normal assim que o cabelo crescer.
 
2 - Cabelo cacheado está sempre danificado

Falso. Devido à estrutura do fio, de fato, os cabelos cacheados costumam ficar mais secos ou quebradiços. Mas, assim como qualquer outro tipo de cabelo, processos químicos em excesso ou o uso errado de produtos também podem danificar seus cabelos. Para evitar que isso aconteça, é preciso usar produtos corretos para os cachos, assim como técnicas de secagem específicas. 

3 - Nunca usar shampoo tradicional em cabelos cacheados

Depende. Os shampoos tradicionais são compostos de sulfactantes. Isso significa que eles podem remover mais óleos naturais que o necessário para cabelos cacheados, deixando-os com aspecto seco e áspero. Dê preferência a produtos específicos para seu tipo de cabelo.

4 - Alguns penteados, como as tranças, causam queda de cabelo

Depende. As tranças por si só não causam queda de cabelo, inclusive são utilizadas como um penteado “preventivo” contra a quebra dos fios. No entanto, se as tranças estiverem muito apertadas ou forem usadas durante muito tempo, podem danificar o cabelo. É importante não apertar demais, tratar o couro cabeludo com regularidade e deixar o cabelo solto de vez em quando.

5 - Mulheres com cabelo cacheado são únicas

Verdade. Não é segredo que nenhum cabelo cacheado é igual a outro, não é mesmo? Cada cabelo tem seu formato singular e é isto que faz das mulheres cacheadas tão únicas! 

6 - Lavar constantemente resseca o cabelo cacheado

Falso. Lavar o cabelo com shampoo três vezes por semana é bom para os cachos. O uso de shampoo ajuda a limpar o couro cabeludo e os fios de resíduos de produtos que podem dificultar o crescimento do cabelo e causar danos.

7 - Cabelo cacheado não pode ser escovado

Depende. Dizer que não se pode escovar cabelo cacheado não é correto. Mas vale ressaltar que você deve usar uma escova macia enquanto se aplica um tratamento. Já para desembaraçar o cabelo molhado, use um pente de dentes largos.

8 - Agitar o secador de cabelo previne o superaquecimento

Falso. Esse é um mito comum entre as mulheres. Mas para evitar danos causados pela secagem, a melhor maneira é segurar o equipamento a uma distância mínima de 20cm da cabeça e não apontar o secador na mesma direção por mais de alguns poucos segundos. 

9 - Mulheres com cabelo cacheado nunca têm cabelo oleoso

Depende. A textura do cabelo não impede a oleosidade no couro cabeludo. O que acontece é que os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo de um cabelo cacheado não são capazes de chegar à haste capilar, o que faz com que pareça que as mulheres com cabelo cacheado nunca apresentam um couro cabeludo oleoso.
 
10 - Mulheres com cabelo cacheado têm cabelo grosso

Depende. O cabelo cacheado passa a impressão de ser mais grosso e mais volumoso se comparado ao liso, no entanto, ele está na seguinte média: a densidade média de um cabelo cacheado afro é de 295g/cm², enquanto que a densidade de um cabelo ondulado caucasiano é de 330g/cm² e a de um cabelo liso asiático é de 175g/cm².