Conservar as marcas naturais do rosto, mas devolver a densidade do colágeno e da elastina é um dos desejos mais recorrentes das mulheres que buscam os consultórios de estética e beleza. Sem aplicação agressiva à pele, a mesoterapia, também chamada de intradermoterapia, é uma das técnicas que tem feito a cabeça de muitas que querem passar por um procedimento minimamente invasivo. É considerada um tratamento cosmético e sem intervenção cirúrgica.

Ao contrário de tratamentos de aplicações, como o botox ou a harmonização facial, a mesoterapia atua de forma mais amena, capaz de promover a queima de gordura localizada, combater a celulite e flacidez e induzir a produção de colágeno. É como se a pele ganhasse outro viço. A técnica de origem francesa vem conquistando fama depois que famosas aderiram ao procedimento estético.

“A técnica tem caído no gosto das mulheres porque é menos invasivo, mais natural e devolve aquele brilho na pele”, explica a odontóloga Daniele Poiatti, especialista em harmonização orofacial. Ao longo dos últimos meses, ela criou um protocolo baseado na mesoterapia com um mix de 53 componentes bioestimuladores com aplicação que devolve cor e brilho à pele sem aumentar o volume. “É como se os dentes fossem a pintura e o rosto a moldura que os envolve. Tudo está interligado”, conta.

Segundo Daniele, à medida em que o corpo envelhece é natural que as papilas fiquem menos profundas e diminuam em quantidade. A produção de colágeno e elastina também cai e os procedimentos estéticos ajudam a melhorar a aparência. “Não importa o que você coma, se faz exercícios físicos. Uma hora, o colágeno começa a sofrer diminuições. Nem todo mundo quer se submeter a alguns tratamentos e buscam apenas melhorar a qualidade da pele. A mesoterapia não aumenta o volume nem muda o contorno natural da face. Ela traz vida”, assegura.

Absorção

Na mesoterapia, geralmente o que é aplicado são combos de vitaminas, minerais, agentes redutores, ácidos e coenzimas. O procedimento é realizado com anestésico tópico, mas o pós não causa vermelhidão nem inchaço no rosto. “É algo instantâneo. No outro dia, a mulher já consegue ver as mudanças. A mesoterapia minimiza rugas, trata manchas, devolve elasticidade, hidratação e densidade da pele”, explica a especialista.

Além do rosto, a mesoterapia pode ser aplicada nos lábios, pescoço e mãos. Com os fatores de crescimento de colágeno e bioestimuladores, ela devolve a cor e o volume naturais. É como se a pele ganhasse novamente todas as vitaminas necessárias para uma boa absorção e preenchimento. “Quando você vê uma maçã velha, você percebe que ela perdeu água e por isso está murcha. O mesmo acontece com a gente”, completa Daniele.

Foi em busca de hidratação e um melhor viço à pele do rosto que a secretária Késia Nascimento passou por um processo de mesoterapia nas últimas semanas. De acordo com ela, o procedimento chamou a atenção pelo desaparecimento instantâneo das manchas do rosto. “O meu rosto clareou e ganhou brilho. Houve um rejuvenescimento e as manchinhas da pele sumiram”, destaca.

Késia diz que sempre teve vontade de aderir a algum procedimento estético, mas sem preenchimentos como o botox. “Com certos tratamentos, o rosto fica muito artificial. Com a mesoterapia a boca fica natural, suave. Além de ser bem instantâneo, o processo dura em torno de 13 meses. Acredito que o ideal é você se sentir bem com você mesma, com sua autoestima. O bem-estar interior acaba refletindo pelo lado externo. Tudo fica melhor”, conta.

Efeito gloss

Uma das maiores buscas pela mesoterapia deve-se ao fato de que a aplicação sem procedimento cirúrgico suaviza problemas comuns, como a celulite e as estrias no corpo, além dos sinais de envelhecimento no rosto. Diversas famosas adeptas da mesoterapia – Gwyneth Paltrow, Jennifer Aniston, Paris Hilton e Scarlett Johansson estão entre elas – intitulam o processo de “efeito gloss”, já que traz um vigor e brilho à pele.

De acordo com o dermatologista Danilo Albuquerque, a mesoterapia já vem sendo usada há alguns anos, mas os estudos ainda estavam em processo de experiência. “O procedimento está no auge porque a indústria farmacêutica tem fabricado produtos muitos bons, de alta tecnologia para cada parte do rosto e do corpo”, explica.

A mesoterapia também atua como um diminuidor de flacidez e reduz a gordura localizada, estrias e celulite. É a verdadeira “pele de pêssego”. “É muito específico porque, para cada paciente, existe uma fórmula específica, uma aplicação diferente, uma vontade. O melhor da mesoterapia que é um processo muito abrangente tanto para o rosto quanto para o corpo”, diz.

Fortalecimento dos fios

Em suas redes sociais, famosas como a cantora Kelly Key e a blogueira Gabriela Pugliesi postaram os resultados das aplicações de mesoterapia. A novidade é que foi feito como tratamento capilar. A técnica é feita para crescimento, fortalecimento e nutrição das madeixas. Mulheres e homens que sofrem de queda capilar são os principais adeptos da técnica. Os minerais e vitaminas são levados direto ao bulbo capilar e o resultado é o crescimento novamente dos fios.

Mesoterapia em ação

O que diferencia a mesoterapia de outros procedimentos estéticos.

Naturalidade: ao contrário de outros procedimentos, como o botox, a mesoterapia é um tratamento cosmético e sem intervenção cirúrgica e que promete dar naturalidade ao rosto e corpo.

Abrangência: o processo pode ser aplicado desde a boca até as mãos e o cabelo, para ganhar viso e fortalecimento.

Saúde: com a aplicação de minerais, vitaminas, agentes redutores, ácidos e coenzimas, a mesoterapia une saúde e estética.

Tempo: as transformações da mesoterapia são instantâneas e podem ser vistas logo após o procedimento. Duram em torno de 13 meses.

Adesão: a mesoterapia já existe há décadas, mas a adesão por parte das pessoas só passa por um boom hoje por conta das transformações da indústria farmacêutica.