O badalado jogador de futebol Cristiano Ronaldo inaugurou, no último dia 18, sua clínica de transplante capilar em Madrid, na Espanha. No Instagram, o ídolo português diz que além de ser apaixonado por futebol, também tem interesses em saúde, tecnologia e pesquisa, sendo essas áreas em que gostaria de investir, explicando a aplicação de 1 milhão de euros no novo empreendimento, além da expectativa de investir mais 25 milhões de euros nos próximos três ou quatro anos.
 
Seguindo a linha crescente do número de cirurgias plásticas no mundo – segundo dados da International Society of Aesthetical Plastic Surgery (ISAPS), o número de procedimentos aumentou em 5% em 2017 em relação a 2016 – e o segmento dos transplantes capilares também vem aumentando.
 
A International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS) divulga que de 2014 para 2016 houve o crescimento de 60% no número de procedimentos realizados no mundo inteiro, garantindo 4 bilhões de dólares de movimentação no setor. Pesquisa realizada pela Global Markets Insights (GMI), empresa especializada em estudo de mercado, aponta que até 2024 o setor de transplante capilar deve alcançar a casa dos 24 bilhões de dólares de investimento.
 
Tal crescimento no interesse por transplantes capilares pode ser atribuído aos problemas gerados pelas mudanças no estilo de vida e comportamento em abrangência mundial, assim como a outros malefícios que já tomam conta da sociedade, como o hábito de fumar, dietas inapropriadas, estresse, quantidade inadequadas de sono e vitaminas e desidratação.
 
A cirurgia
 

Atualmente, existem duas técnicas de transplante capilar: o FUE, que atua sem a remoção de pele na retirada e no implante dos fios, e a técnica mais tradicional de transplante, conhecida por Strip, na qual é retirada uma faixa do couro cabeludo para obtenção dos fios de cabelo para implante. De acordo com o estudo da GMI, a primeira deve ter um crescimento de até 29% até 2024, isso porque é um método menos invasivo, tem o pós-operatório mais fácil e os pacientes já começam a ver resultados em poucos meses.