Podemos dizer que já há algum tempo o mundo está entrando na era da democratização da beleza. A prova disso é que as mulheres, além de estarem se libertando, com ajuda do feminismo, também estão deixando de lado os padrões de beleza enraizados. Um dos exemplos dessa nova era é o forte movimento que incentiva mulheres a assumir seus cabelos naturais. 

Para se ter uma ideia, a seleção de livros de moda mais vendidos em 2016 na Livraria Saraiva trouxe, além de figurinhas carimbadas, um tema em comum entre duas autoras. Elas falam para outras mulheres, que em algum momento da vida ouviram discursos do tipo “cabelo bom é cabelo liso”, “crespo é ruim” e por aí vai. Uma dessas autoras é Lorraine Massey, do Reino Unido, criadora do best-seller "O Manual da Garota Cacheada: O método Curly Girl". A outra é a brasileira Sabrinah Giampá, que lançou no fim do ano passado o "Livro dos Cachos". 

A possibilidade de valorizar os cachos e manter o volumão tem sido muito mais que uma transformação estética, mas uma mudança de atitude. E no meio dessa revolução, surgiram inúmeras técnicas e um vocabulário próprio para defini-las. Uma delas é a fitagem, que ajuda a definir os cachos na finalização, após lavar os cabelos.
 
Segundo a digital influencer Luany, a @DiivaDoBlack, embaixadora da Niely, trata-se de um processo simples, que precisa apenas de um bom creme para pentear e as pontas dos dedos para ser realizado. “É sempre possível realizar a fitagem a seu favor, independentemente do tipo do cacho. No meu caso, como amo um volume, espero que os fios fiquem úmidos, quase secos. Aplico um óleo por todo o cabelo e abuso do creme para pentear. Nesse processo, vou separando por fitas da metade do fio até as pontas. Mais próximo da raiz, não coloco tanto creme, para dar volume”, explica Luany.
 
A técnica tem suas peculiaridades para cada tipo de cacho, mas há um ritual padrão que pode ser modificado de acordo com o objetivo. Confira as dicas da Niely para esse processo:
 
1° passo: depois do banho, com os fios ainda úmidos, divida o seu cabelo em mais ou menos cinco seções;

2° passo: com o creme para pentear, aplique um pouco do produto em uma das mechas (comece sempre pela parte de baixo do cabelo) e penteie os cabelos com os dedos, separando-o como se fossem fitas;

3° passo: distribua o creme para pentear por toda a extensão da mecha usando os dedos como pente. Faça movimentos firmes, como se estivessem alisando o cabelo. Ao terminar, você verá que a mecha se dividiu em três fitas;

4° passo: amasse as fitas com as mãos em direção à raiz. Nesse momento você já conseguirá ver que seus cachos estão bem mais modelados, pois cada fita vai dar origem a um cachinho;

5° passo: repita o procedimento em todo o cabelo e depois deixe secar naturalmente. Pronto! Agora é só sair e arrasar.