Você piscou e as festas de final de ano estão batendo na sua porta. Já é hora de começar a pensar na produção para arrasar nas comemorações. Nesta época, não é preciso se restringir à mesma maquiagem de sempre, como sombra marrom ou preta, delineado e batom nude. Pelo contrário, a make para comemorar pode ser um pouco mais caprichada. No entanto, segundo o maquiador Evando Filho, para decidir qual será a maquiagem ideal, é importante levar em conta a roupa escolhida, o penteado e também o ambiente da festa, que devem estar em equilíbrio.
 
Vem, Natal!
 
Uma coisa é certa: o clássico batom vermelho é protagonista no Natal. “Ele sempre vai estar presente e vai muito bem para a data, mas em 2019, a maquiagem rosa teve destaque ao longo de todo o ano, não só nas ruas, mas nas passarelas. Ela deve continuar em alta para as festas e em todas as tonalidades, desde o metalizado, o rosa bebê e até o pink. Essa cor dá frescor à maquiagem e pode te deixar sofisticada”, garante Evando.
 
Mas acima de tudo, segundo o profissional, na hora de fazer a make para a festa, é preciso cuidado com os excessos, além de respeitar o estilo pessoal. “Como o Natal é uma festa mais em família e com pessoas próximas, costuma ser uma confraternização mais contida. Então, é preciso evitar o exagero. Existe momento para tudo e o Natal é uma festa em que a gente deve estar mais parecida com a gente mesmo, de forma natural. Se quiser algo de destaque, a dica é apostar em um batom mais chamativo.”
 
Réveillon, aí vou eu...
 

Já para a virada de ano, a aposta do momento é uma maquiagem gloss, com aquele efeito molhado. “Ela dá frescor, leveza e fica muito bonita. A dica é usar sombras iluminadas, com tons perolados ou dourados e, na boca, apostar em muito gloss, com cor ou incolor, por cima do batom ou não. O importante é jamais sair de casa para a festa de Ano-Novo sem brilho, de forma sofisticada e chique, claro. Aproveite as sombras com glitter, as metalizadas, tons dourados e rosé e faça um olho incrível para a comemoração”, aconselha.
 
Mas apesar de geralmente ser um evento mais glamuroso, o excesso deve ser comedido. “Escolha uma área de destaque. Se vai caprichar no olho, então busque o equilíbrio com a boca e o cabelo com menos destaque. A produção precisa estar de acordo não só com a sua personalidade, mas também com o ambiente onde se vai comemorar. É uma noite para extravasar e curtir, mas uma make exagerada pode influenciar negativamente na sua imagem e no seu astral.”
 
Para durar
 
Depois de caprichar na produção e se olhar no espelho, o desejo é que a make dure o máximo possível, não é mesmo? De acordo com Evando, para que isso aconteça, é preciso que a pele seja bem preparada. “Faça uma limpeza, tonifique e hidrate a pele antes. Na hora de começar a fazer a maquiagem, aposte em um bom prime ou um blur. Use sempre bons produtos, que ofereçam também tratamento para a pele. Isso tudo vai influenciar no resultado e na duração da sua make”, finaliza.