Esfoliar a pele renova as células, devolve o viço natural e ajuda a deixar a derme lisinha. Mas existem algumas regras básicas a serem seguidas para um resultado efetivo. Que tal aprender um guia completo de esfoliação na medida certa? As dicas são da Memphis. Confira: 

Esfolie o corpo logo após o banho

Após o banho, com o corpo ainda húmido, comece espalhando o esfoliante pelos braços, dando uma atenção extra as áreas secas, como cotovelos. Já nas pernas, invista alguns minutinhos massageando a coxa e o joelho. De forma suave, faça momentos circulares de cima para baixo. Na parte inferior, faça os movimentos inversos, de baixo para cima. Esse sentido estimula a circulação sanguínea e traz sensação de alívio ao cansaço. Os pés merecem uma atenção extra. Os calcanhares costumam ser ressecados naturalmente. Por isso, aplique o esfoliante fazendo uma leve pressão ao esfregar e repita os movimentos de duas a três vezes.

Enxague o corpo com água morna ou fria. Nunca com água quente

Após esfoliar o corpo todo, enxágue-se com água morna ou fria. Se ela estiver quente, irá retirar a oleosidade natural da pele, que serve como proteção.

Hidrate a pele logo após o processo

O grande segredo para finalizar a esfoliação e conquistar o glow desejado é hidratar novamente a pele. Agora, sem as células mortas, a derme está pronta para receber uma nova camada de hidratante e absorver as formulações e tratamentos com maior eficácia.

Esfolie a pele 15 dias antes da exposição ao sol

Esfolie a pele 15 dias antes de tomar sol e não durante o período em que estiver se bronzeando. Por deixar a pele mais lisinha, o esfoliante ajuda a criar uma cor mais uniforme ao tomar sol. Ela ainda estimula a circulação sanguínea, o que também ajuda a combater a celulite e os vasinhos nas pernas.

Não esfolie a pele logo após a depilação

Depois de fazer depilação é proibido esfoliar a pele. Nesse momento, ela está hipersensível e você pode se machucar.

Periodicidade certa para a esfoliação

Os cotovelos, joelhos e calcanhares são, por natureza, mais ressecados e podem ser esfoliados uma vez por semana. Para o restante do corpo e rosto, é recomendado fazer a espoliação até duas vezes por semana se a pele for oleosa ou a cada 15 dias, se for muito seca.