As indesejadas olheiras não denunciam somente uma noite mal dormida. Há quem sofra com isso diariamente, independentemente das horas de sono. As causas são diversas: uma hiperpigmentação na área, que dão origem as olheiras escuras, dilatação dos vasos sanguíneos da pele, que deixam aquelas bolsas embaixo dos olhos, ou a configuração facial do paciente, na qual o sulco lacrimal é profundo e, por isso, há uma maior incidência de sombra, sendo responsável por olheiras profundas.

Um corretivo aqui, uma base ali até disfarçam o problema. Mas para amenizá-las, é necessário um tratamento eficiente. “É um desafio. Por isso é necessário englobar todos os mecanismos que se dispõem para um resultado de excelência”, afirma o dermatologista Gustavo Limongi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O especialista destaca três pilares básicos para o tratamento das olheiras: procedimentos estéticos, tecnologia e homecare. Veja as principais dicas:

Identificar a causa das manchas

O passo primordial para começar o tratamento é procurar um dermatologista para identificar se o problema se deve ao excesso de pigmentação ao redor dos olhos, à hereditariedade ou a fatores externos, como cansaço, estresse, entre outros.

Tecnologia a seu favor

A tecnologia auxilia o processo de tratamento dos vasos, da pigmentação local e no estímulo de colágeno da pele. Alguns aliados são a luz intensa pulsada e os lasers fracionados.

Produtos certos

Os produtos utilizados em quem tem olheiras são específicos. Eles contêm ativos com a função de clarear a área e melhorar o tônus vascular da região, diminuindo o edema e estimulando colágeno para melhorar a flacidez. 

Tratamento assertivo

O preenchimento com ácido hialurônico é, sem dúvidas, a melhor forma para tratar as olheiras, segundo o especialista. Para obter um resultado mais consistente e natural, é necessário fazer uma sustentação da região com um preenchedor mais denso e, em seguida, preencher a pálpebra com pequenas quantidades de um preenchedor mais leve e especifico para aquela área.

Acompanhamento

O combate às olheiras vai além da clínica. Para melhores resultados, o tratamento deve ser mantido em casa, com produtos específicos indicados por dermatologistas.