Você já ouviu falar sobre cronograma capilar? A técnica ficou conhecida após famosas apostaram nesse tratamento para tratar e recuperar os fios. E, claro, não demorou muito para que o procedimento fizesse a cabeça da mulherada. Afinal, quem não quer ter os cabelos lindos como os das famosas?

Segundo a hair style Oliveira, o cronograma capilar é um esquema de rotina de cuidados e tratamentos mais profundos aos fios, principalmente os que passaram por químicas, tinturas, alisamento, descoloração ou estão danificados pelo excesso de chapinha e secador. "O tratamento se baseia em uma aplicação do produto pelo menos uma vez por semana, em uma sequência: hidratação, nutrição, reconstrução e, na última semana, volta na hidratação", conta Ivete.

A especialista explica o passo a passo do cronograma capilar para fazer em casa. Confira.

Primeira semana: faça uma hidratação. Ela vai repor água e lipídeos e isso irá preparar os fios para receber os tratamentos seguintes.

Segunda semana: dia de nutrição. Ela vai fazer a reposição de vitaminas e aminoácidos. Invista em produtos que contenha óleos ou manteigas ricas em vitaminas A, E e B, aminoácidos além de fontes de ômega 6 e 9.

Terceira semana: hora da reconstrução. Esse passo vai ajudar na reestruturação do cabelo, preenchendo a massa perdida por processos oxidativos e químicos, devolvendo resistência e estabilidade. Nesse passo, vale a pena lembrar que nem todo cabelo dá certo com queratina. Então, invista em produtos com creatina, arginina, colágeno e proteínas, que podem ser de origem vegetal, do tipo proteína e aminoácidos de trigo ou de soja.

Quarta semana: hidratação novamente. Nessa última semana, volte a fazer hidratação, que irá ajudar na emoliência dos fios.

Dica: no intervalo dos tratamentos, lave os cabelos com produtos do tipo "day by day", investindo em uma linha de manutenção para manter o tratamento até o próximo passo.