O outono, estação que começa nesta quarta (20), é sempre marcado pelos dias mais frios e pela baixa umidade do ar, fatores que podem provocar desde ressecamentos até o aparecimento de rachaduras na pele. Segundo a fisioterapeuta dermato-funcional Thais Carvalho, da Onodera, um dos principais motivos para a pele ressecar nos meses mais frios é a baixa umidade do ar. 

"Outro fator é a falta de transpiração, processo natural do corpo usado para baixar a temperatura interna. Durante o frio, não precisamos desse mecanismo e, consequentemente, ficamos sem uma de nossas hidratações naturais”, explica Thais. A especialista ainda ressalta que não cuidar da pele durante a estação pode provocar complicações, como doenças e alergias. 

A fisioterapeuta lista algumas dicas para você aproveitar esta época do ano com a pele bonita e sem prejuízos. Confira: 

Mantenha a pele hidratada

“É importante ressaltar que os cremes para o rosto devem ser específicos para a região, pois a oleosidade em excesso de determinada fórmula pode resultar em acnes. Outro conselho é não puxar as peles do lábio. Trate com produtos específicos para a região, como manteiga de cacau e bálsamos”, lembra a profissional. Para peles normais e levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam que os cremes sejam aplicados de duas a três vezes ao dia, mas sem exagero. 

Não esqueça o filtro solar

Apesar de uma menor incidência dos raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, a radiação UVA continua forte mesmo nos dias frios, sendo mais agressiva no que diz respeito à penetração sobre a derme. Por consequência, é uma das causadoras do aspecto envelhecido e dos tumores na pele.

Retire toda a maquiagem antes de dormir

É muito importante higienizar o rosto antes de dormir, pois as impurezas acumuladas na pele ao longo do dia podem comprometer a hidratação natural da pele. Escolha demaquilantes livres de álcool e sabonetes líquidos específicos para o rosto.

Controle a temperatura do banho

Quando está frio o banho quente parece ser uma das melhores partes do dia, mas é preciso atenção. “Banhos muito quentes retiram a oleosidade natural da pele, resultando em peles mais ressecadas e com sinais de irritação e dermatite. Portanto, o ideal é banhos mornos. Evite também ensaboar-se demais e o uso de buchas, pois contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico, hidratante natural produzido pelo organismo que protege a pele”, recomenda.

Beba bastante água

Ingerir pelo menos dois litros de água por dia não vale apenas para o verão. Com a baixa temperatura, apesar de não estarmos perdendo líquido através da transpiração, nosso corpo fica seco pela falta de umidade do ar e precisa de todo o líquido que pudermos oferecer. Por isso, mantenha sempre uma garrafa de água ao lado.

Aposte em tratamentos estéticos

Para quem está sofrendo com a cútis sem viço, os tratamentos estéticos são uma ótima opção. “Para manter a pele com viço, uma limpeza de pele com vapor e ionização é indicada, para evitar o ressecamento ou a oleosidade excessiva", finaliza Thais.