Não é novidade que a vida simples vem ganhando adeptos a cada dia. Menos é mais. E os produtos naturais têm ganhado a preferência dos consumidores. Na alimentação, vestuário e agora nos cosméticos, o que importa é ser ecofriendly, ou seja, produto amigo do ecossistema.

Você gosta da ideia de usar maquiagens, batons e máscaras capilares à base de ingredientes naturais e que respeitam o meio ambiente? Então conheça um pouco mais sobre o assunto.

Veganos

São os produtos que não possuem matéria-prima de origem animal na composição. Os cosméticos que normalmente são compostos por gelatina e mel, por exemplo, não entram na lista dos veganos. Isso não significa que todos os veganos são naturais. Muitos são até sintéticos, sem deixar a filosofia do veganismo de lado.

Naturais

São as opções constituídas de pelo menos 95% de matéria-prima natural, ideais para quem acredita que produtos químicos trazem riscos à saúde. Mas, infelizmente, a legislação não é clara quanto à forma de divulgação dos cosméticos, e um produto com alguma matéria-prima natural somada a outras sintéticas é vendido como natural. Por isso, o melhor é ler atentamente o rótulo.

Orgânicos

São os produtos feitos com matéria-prima produzida com foco na sustentabilidade e em cuja cadeia produtiva não haja elementos de agressão ao meio ambiente.

Cruelty-free

Garantia de que o produto não provocou qualquer tipo de sofrimento animal. Esses cosméticos não passam por testes realizados em animais, o que não significa que sejam livres de matéria-prima animal.

Faça você mesmo

Autora do livro Beleza Feita em Casa, a americana Sunny Subramanian tem um estilo de vida natural e procura manter distância dos produtos animais. Ela criou receitas de cosméticos somente com ingredientes naturais, que renderam a publicação. Que tal testar alguns desses produtos? Confira receitas fáceis publicadas na obra.

Batom caseiro

Ingredientes

1 colher (chá) de manteiga de karité ou manteiga de cacau ralada;
1 colher (chá) de azeite de oliva ou óleo de coco;
¾ de colher (chá) de cera de candelila;
1 colher (chá) de mica em pó rosa ou vermelha;
3 a 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
2 latinhas ou tubos para protetor labial.

Modo de preparo: em uma tigela, misture a manteiga de karité, o azeite de oliva e a cera de candelila. Leve ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para mexer a cada 10 segundos, até que os ingredientes derretam e fiquem completamente homogêneos (o tempo total depende da potência do aparelho). Acrescente a mica em pó e o óleo essencial. Mexa para mesclar bem. Passe imediatamente para os tubinhos. Leve à geladeira por 30 minutos ou até que esfriem e endureçam por completo. Mantenha em temperatura ambiente por até seis meses.

Desodorante em creme

Ingredientes

3 colheres (sopa) de amido de milho;
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
2 colheres (sopa) de óleo de coco;
5 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo: em uma tigelinha, misture bem o amido de milho e o bicarbonato de sódio. Reserve. Coloque o óleo de coco em uma tigela refratária de vidro. Leve ao micro-ondas em potência alta, interrompendo para mexer a cada 5 segundos, para derreter e ficar completamente homogêneo. Acrescente o óleo à mistura do amido e os óleos essenciais, até formar uma pasta. Passe para um potinho. Com os dedos, esfregue uma pequena quantidade nas axilas, esperando a total absorção. Guarde em temperatura ambiente por até um ano.

Hidratante em barra

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga de cacau ralada;
3 colheres (sopa) de cera de candelila;
1/3 de xícara (chá) de óleo de abacate;
3 colheres (sopa) de manteiga de karité;
60 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo: misture a manteiga de cacau e a cera em uma tigela média refratária de metal ou vidro. Ponha 4 cm de água em uma panelinha, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Apoie a tigela sobre a panela, tomando cuidado para que o fundo não encoste na água. Aqueça de 5 a 10 minutos ou até a cera derreter e ficar lisa. Misture o óleo de abacate e a manteiga de karité, em busca de um aspecto liso e homogêneo. Retire a tigela do fogo. Junte os óleos essenciais e mexa até ter uma mistura única. Despeje em formas de silicone. Deixe esfriar em temperatura ambiente por uma hora para firmar. Em seguida, desenforme as barrinhas. Esfregue uma delas na pele, dando atenção especial às áreas ressecadas. Guarde em ambiente fresco e escuro ou na geladeira por até seis meses.

Veganas e o ciclo menstrual

Esqueça aquele absorvente de papel que demora centenas de anos para se decompor na natureza. Personalidades veganas como a culinarista Bela Gil e a cantora Adele são adeptas dos absorventes orgânicos (ou ecoabsorventes) e também do coletor menstrual, o famoso “copinho”.

Ecoabsorvente: absorvente de pano lavável, confeccionado em tecido de algodão que permite ao corpo respirar, livre de produtos químicos e plástico. Contém a camada interna de algodão e a camada externa de microfibra. A modelagem é arredondada e a parte de trás é mais estreita, adaptando-se ao corpo. A frequência de trocas se assemelha à dos absorventes descartáveis. É necessário que você invista na compra de dez ecoabs para utilizar durante o período menstrual, lembrando que são reutilizáveis por anos.

Copo coletor: feito de silicone medicinal livre de metais pesados, o copo coletor tem vida útil de mais de dez anos. De início, o modo de uso parece complicado, mas tudo é uma questão de hábito. Você introduz o copinho dobrado no canal vaginal. Ao entrar em contato com a abertura uterina, o copo se abre e fica preso na parede do útero, numa espécie de vácuo. A cada 6 a 12 horas, retira-se o copinho com cuidado, lava-se com água corrente e sabão, e ele está pronto para ser usado novamente. Uma opção e tanto para quem sofre de alergias aos absorventes, tem fluxo intenso ou, ainda, pratica atividades físicas.