Após os 30 anos, homens e mulheres sentem a elasticidade e firmeza da pele diminuírem pouco a pouco, já que, a partir dessa idade, o corpo passa a perder colágeno gradativamente, com efeitos diretos na aparência.

Veja alguns alimentos que podem contribuir para a manutenção do colágeno na pele:

Frutas cítricas: são ricas em vitamina C, substância indispensável para a formação de colágeno. Indicação de quatro porções ao dia.

Frutas vermelhas: morango e amora são exemplos de frutas vermelhas que contêm vitamina C e flavonoides. Ao trabalharem juntos, eles possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento.

Linhaça: rica em fibras e ômega-3. O ideal é consumir uma colher (chá) por dia, de preferência triturada.
Aveia: fonte de silício, um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.

Peixes: ricos em ômega-3. Comer no mínimo três vezes por semana garante uma ótima absorção das enzimas.
Castanha, nozes e amêndoas: contêm vitamina E e ácidos graxos poli-insaturados importantes para a vitalidade da pele.

Abóbora, cenoura, melão e pêssego: contêm vitamina A, responsável pela regeneração da pele. Comer meia xícara por dia, em saladas ou sucos.

Chá branco: protege as proteínas presentes na estrutura da pele, em especial o colágeno.