Dedicado à conscientização do autismo, o mês de abril geralmente conta com ações especiais. Neste ano, uma dessas ações é a estreia do Shopping Cerrado, localizado em Goiânia, no projeto Sessão Azul, que acontece dois meses. Trata-se de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Nesta primeira edição, que acontecerá no sábado (13), o público poderá assistir ao filme “O Parque dos Sonhos”, em versão dublada e 2D. 

O longa-metragem, que tem classificação indicativa livre e duração de 85 minutos, conta a história da jovem otimista e sonhadora June, que encontra escondido na floresta um parque de diversões chamado Wonderland, cheio de passeios e animais que falam, mas confuso e desorganizado. June então descobre que o parque veio de sua imaginação e que ela é a única que pode deixar o lugar mágico de novo.

A exibição, que está marcada para às 11h, será realizada em um ambiente adaptado, com meia luz e som mais baixo, sem trailers comerciais e com total liberdade de movimentação e circulação aos participantes. O projeto também disponibilizará orientação e acompanhamento de profissionais devidamente capacitados para facilitar a adaptação das crianças ao ambiente. Apesar da sessão ser adaptada, qualquer pessoa pode participar e todos têm direito à meia-entrada. 

Um Mergulho no Mundo Azul

No mesmo dia, o centro de compras receberá a exposição “Um Mergulho no Mundo Azul”, com 26 imagens de autoria da fotógrafa Selma Cândida, que mostram crianças com Transtorno do Espectro Autista em um momento de descontração e diversão com as famílias. Além de apresentar à sociedade como são as crianças que se enquadram dentro do TEA, a mostra tem o objetivo de quebrar paradigmas sobre este transtorno. 

A organização é do projeto TEAmamos, formado pela administradora Amanda Ferro e pela jornalista Carla Lacerda, que também são mães de crianças autistas, pela psicóloga e terapeuta Gabriela Ribeiro e pela psicomotricista Viviane Karla Braga. A estrutura ficará até o dia 24 de abril, no térreo, e funcionará de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 20h.