Atualmente o pilates é, sem dúvidas, um dos exercícios mais populares entre os amantes de atividade física. A lista de famosos que aderiram à atividade é longa: Madonna, Shakira, Carolina Dieckmann e Giovanna Antonelli são alguns dos exemplos. A prática, entretanto, também caiu no gosto de anônimos e cresce a cada dia.

Com o sucesso, surgiram também novas vertentes do pilates, como o chamado Fletcher Pilates Towelwork. Criado por Ron Fletcher, discípulo de Pilates e que assim como seu idealizador ofereceu seu nome à invenção, o exercício auxilia em aspectos específicos, como organização e o fortalecimento da cintura escapular, bem como no treino de membros superiores. 

Executado com a toalha própria do método, a sequência tem aulas que possuem uma duração máxima de 30 minutos, geralmente em sessões vigorosas que ampliam a força e o tônus do praticante. Outra técnica que mistura respiração e exercícios é o segredo do abdômen sarado de modelos e blogueiras do mundo fitness. A famosa barriga negativa é resultado do método conhecido como Low Pressure Fitness (LPF), que combina exercícios, postura e respirações.

E são justamente essas atividades, que fortalecem os membros superiores e tonificam o abdômen, reduzindo as medidas de forma rápida, eficaz e saudável, que serão o foco de uma aula ministrada gratuitamente pelos instrutores do estúdio Kinect Conexão em Movimentos, Marcus Bastos e Junyce Paganini, no próximo sábado (11), a partir das 9h, na Época Galeria de Artes, em Goiânia.

Marcus adianta que os benefícios da técnica da barriga negativa são diversos. "Tonifica o assoalho pélvico, melhora da postura, diminui dores de coluna, ativa o metabolismo, controla problemas de incontinência urinária, otimiza a circulação, melhora o funcionamento do intestino, acelera a recuperação pós-parto, combate à insônia, aumenta a capacidade cardiorrespiratória", enumera o instrutor. Enquanto que o pilates com a toalha tem a capacidade de aumentar os níveis de trabalho respiratório intenso e ritmado, importantes para o pleno funcionamento da função pulmonar devido às alternâncias de volume e frequência.