Criado no século XV e dono de uma sonoridade única, o trombone é a estrela principal de uma série de eventos que Goiânia vai sediar de 6 a 10 de agosto. Simultaneamente, a capital receberá o V Simpósio de Trombone do Estado de Goiás, o XXIV Festival Brasileiro de Trombonistas e mais três subeventos: o VI Simpósio Cientifico da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), o III Seminário Pedagógico de Trombone e o V Concurso Jovem Trombonista Radegundis Feitosa. 

Na programação geral estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, além de dois concertos por dia, às 14 horas e às 19h30, sempre com entrada gratuita. A maior parte das atividades ocorrerá no Centro Cultural UFG e em outras dependências da Universidade Federal de Goiás. O Teatro Goiânia também receberá um concerto especial, no dia 9 (quinta-feira), às 19h30, com convidados internacionais e a Orquestra Sinfônica de Goiânia. 

Para o professor e coordenador do evento, Marcos Botelho, essa iniciativa tem grande relevância porque reúne alunos, professores e profissionais em um mesmo espaço, possibilitando a troca de experiências, o desenvolvimento musical e a divulgação do instrumento junto ao público. “O trombone é um instrumento dos mais versáteis, pois está presente em orquestras, bandas, na música popular, nos diversos gêneros e estilos musicais”, diz Botelho, que é trombonista e docente da UFG.

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site da Associação Brasileira de Trombonistas: www.abt.mus.br