Chegando a 12ª edição em Goiás, o Comida di Buteco tem início no próximo dia 12 de abril, com a participação de 42 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Durante o concurso, que segue até 12 de maio, os bares vão disputar o título de melhor boteco de Goiás. 

A novidade para este ano ficou por conta do valor. Todos os petiscos dos concorrentes terão custarão de R$20. A escolha do valor fixo se deve à celebração dos 20 anos do Comida di Buteco no Brasil. O tema para a criação do petisco foi norteado pelo movimento dos 20, que inspirou a tabela de preço fixa, ou seja, não haverá algo que norteie o uso de algum tipo de insumo. Por isso, a criatividade pesou bastante na hora do preparo das receitas inéditas do concurso. 
 
O Comida di Buteco foi criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte (MG). Em 2019, será realizado, simultaneamente, em 21 cidades brasileiras. O foco do concurso é resgatar a cozinha de raiz, transformar vidas, estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco, e claro, escolher o melhor boteco goiano.
 
Em junho, finalizadas todas as premiações locais, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 21 cidades, dará suas notas e, então, elegerá o melhor do País. O anúncio do melhor boteco do Brasil será em julho, em São Paulo.
 
Concurso

O Comida di Buteco não é festival. É um concurso. Cada participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e um corpo de jurados têm de visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados, de 1 a 10, o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). O voto do júri vale 50% e do público 50%. 
 
Uma empresa de pesquisas ficará responsável pela apuração dos votos nas 21 cidades e também do campeão nacional. Em Goiás, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que ocorrerá no mês de maio ou junho, em data a confirmar. É importante lembrar também que o Comida di Buteco escolhe o melhor "buteco" goiano e do País, e não o melhor petisco. 
 
Conheça os botecos participantes em 2019:

Goiânia

1. Arpoador
2. Bar da Elaine
3. Bar do Chicão
4. Bar do Dodô
5. Bar Frango Gaúcho
6. Bar Ponto 18
7. Buteco do Zé Abílio
8. Buteco do Leozinho
9. Calambau Chopp
10. Capelas Rangos I Biritas
11. Churrasquinho do Dedé
12. Costela e Cia
13. Costela na Brasa
14. Del´Lest Bar
15. Dom Cirus
16. Empório e Rotisserie 21
17. Empório Monte Líbano
18. Espetinho do Gordinho
19. Gurupi Restaurante
20. Jajá Drinks
21. Limas Bar
22. Macambiras Bar
23. Mandala Cervejaria
24. Matuto Bar
25. Rancho 55
26. Recanto Chopp
27. Restaurante e Bar Village 33
28. Tela Quente Bar
29. Toca do Dino 
30. Vilarejo Carne de Sol
31. Woodstock Bar
32. Xurras Carnes e Cervejas
 
Aparecida de Goiânia

1. Bistrô Chica Doida
2. Boteco do Filhote
3. Camargos Chopp
4. Casa da Dona Clara Bistrô
5. Frango Rei
6. Savana Cervejaria
7. Tapera do Paim
8. Troppo Restaurante e Choperia
9. Varanda Bar e Restaurante
10. Zitos

Veja abaixo a lista de petiscos: