Está marcado para o próximo sábado, dia 26, um mutirão em todo o Brasil, chamado de Dia C - Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Em Goiânia, 40 profissionais vão trabalhar no Dia C, que será realizado no Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, no Setor Leste Universiário. 

De acordo com o coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Emerson Lima, o Dia C é um dia de voluntariado em que se busca a identificação precoce do câncer na pele, para que se evite mutilações mais profundas. 

O médico lembra ainda da importância de conscientizar as pessoas sobre o uso do filtro solar. "É importante, também, reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade", afirma. 

A campanha acontece desde 1999 e já atendeu quase 540 mil pessoas. Para se ter ideia, no ano passado, 23 estados contaram com a participação de mais de três mil dermatologistas voluntários, 20 mil pessoas foram atendidas e 13,28% dessas foram encaminhadas para tratamento por apresentarem lesões de câncer na pele. 

Serviço: 

Dia C- Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele.
Data: 26/11
Local: Serviço de Dermatologia do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás, no Setor Leste Universitário.
Horário: das 9h às 15h. 
Atendimento gratuito.