A pandemia causada pelo coronavírus modificou o cotidiano das pessoas, em especial dos profissionais da saúde e de pacientes. Para evitar aglomeração nos hospitais e clínicas, a telemedicina tem se tornado uma grande aliada. Pioneira no serviço direcionado à Covid-19, a Unimed Goiânia registrou até o dia 30 de abril mais de 2000 atendimentos. Serviço foi inaugurado no dia 26 de março e de lá pra cá tem tido grande aceitação por parte dos médicos e pacientes.

Segundo a diretora do Conselho Técnico da Unimed Goiânia, Lorena de Castro Diniz, a Cooperativa teve um retorno muito positivo dos atendimentos de telemedicina. “Vejo com bons olhos essa aceitação. É uma ferramenta que abriu uma janela de oportunidades, pois o beneficiário se sente seguro e assistido, e o médico tem a possibilidade de continuar dando suporte, mesmo que a distância”, afirma a diretora.

Quem utilizou o serviço e aprovou foi a estudante Fabiana Ribeiro Pires. “A médica foi bem criteriosa e atenciosa, fez bastante pergunta e me atendeu sem pressa. A qualidade de imagem e áudio também me surpreenderam. Inclusive, recomendei para vários conhecidos. A telemedicina permitiu que eu fosse atendida sem precisar sair de casa, o que muito me agradou, pois eu tenho duas crianças e neste momento não posso deixá-las com ninguém”, ressalta.

“É muito importante que exista esse meio de atendimento, pois é uma forma das pessoas se consultarem e tirarem dúvidas sem sair de casa, garantindo assim o isolamento social, tão necessário para que não tenhamos uma explosão da Covid-19 e uma sobrecarga no sistema de saúde”, afirma o presidente da cooperativa, Sérgio Baiocchi Carneiro.

No Consultório Virtual, os beneficiários serão atendidos e, de acordo com seu quadro clínico, orientados sobre o procedimento a seguir, conforme as orientações e diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS). Caso o paciente necessite, será encaminhado para nossa rede de atendimento para um exame presencial”, explica a diretora.

O canal de atendimento é exclusivo às pessoas com suspeitas ou dúvidas relacionadas ao coronavírus segundo o presidente da Cooperativa que acrescenta que a segurança dos dados dos pacientes estão seguros, uma vez que o sistema utilizado pela Unimed já é utilizado e testado, inclusive em órgãos governamentais. “É o mesmo sistema é utilizado pela Universidade Federal de Goiás como telemedicina voltada aos estudos, contando com um sistema de proteção muito robusto, obedecendo todas as normas de segurança exigidas pela legislação atual”, ressalta o presidente da cooperativa.

Atualmente, o Consultório Virtual é composto por 56 médicos e técnicos que enfermagem que fazem o pré atendimento, funcionando todos os dias das 7h às 19h. Os atendimentos são realizados no aplicativo “Cliente Unimed Goiânia”,  disponível para IOS e Android.