Bastaram seis anos após sua implantação, para o curso de Medicina da UNIFAN se tornar um dos mais respeitados das Instituições de Ensino Superior (IES), do Brasil.

Neste curto período de preparação dos futuros médicos, a Medicina ministrada pela UNIFAN já recebeu cinco premiações internacionais, para a área da educação superior de saúde, com reconhecimento de seriedade em todo o mundo: Quality Mercosul de Educação Superior, Institute Águia American, Latina American Institute e Institute Platinium.

Além destas, as principais instituições que avaliam a qualidade de ensino e comprometimento das IES no Brasil também premiaram o curso de Medicina da UNIFAN: Sociedade Brasileira de Integração pela Educação, Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilidade Social, Agência Nacional de Cultura e Educação, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Top Quality Brasil, Núcleo de Controle de Qualidade Educacional, da Ordem Dom Pedro I.

 As razões para performances nas premiações estão vinculadas a concepção dada pela UNIFAN à formação médica. A metodologia PBL (sigla inglesa que traduzida para o português significa Aprendendo com o Problema) exige que o aluno seja o sujeito do aprendizado e isto é adquirido através de pesquisas e atividades práticas.

As pesquisas são orientadas e supervisionadas pelos tutores e as atividades práticas por médicos especialistas de cada uma das áreas. Para viabilizar o aprendizado através da compreensão e conhecimento do problema a UNIFAN disponibiliza laboratórios de ultima geração com peças artificiais, criadas para dar a situação enfrentada, aparência real.

Estes laboratórios dispõem de todos os equipamentos laboratoriais e instrumentos médicos exatamente iguais aos que serão utilizados na prática da profissão. A UNIFAN mantém a mais completa biblioteca do Centro Oeste para as pesquisas tradicionais e completa infra estrutura de Tecnologia da Informação (T.I) para pesquisas online.

Os estudantes de Medicina da UNIFAN também recebem formação humanitária, capaz de dar a cada um a responsabilidade social que o exercício da função exige. Um médico formado pela UNIFAN será sempre um agente prestador de serviço interessado na solução da dor e do sofrimento que atingem o paciente. Este modelo de assistência é executado no atendimento da Clínica Escola que a UNIFAN mantém. Estes atendimentos são acompanhados pelos professores e são realizados em quase todas as especializadas.

Outra situação que estabelece a prática humanitária da medicina como regra para os alunos da UNIFAN é o convênio com o Serviço Público de Saúde, do município de Senador Canedo, onde prestam serviço sem remuneração.

Os acadêmicos revezam no atendimento e no acompanhamento do atendimento: quando atendem, são orientados pelo profissional da especialidade, quando acompanham, assistem para aprendizagem, cada passo do atendimento.

A metodologia de pesquisa, a atualização do conhecimento e o acompanhamento da evolução tecnológica são fundamentais no curso de Medicina da UNIFAN. Estes aspectos são preservados através de seminários e congressos com participações de acadêmicos de outras IES, encontros e da participação em ligas acadêmicas das diversas especialidades. O nível do quadro docente também colabora para a excelência do ensino: 58% dos professores do Curso de Medicina da UNIFAN são mestres e doutores.