Se enganam aqueles que acham que por trás de um chefe de cozinha, existem apenas muitas horas de prática. A gastronomia é um curso superior de tecnologia, com muito estudo teórico por trás da formação de um grande profissional. O gastrônomo é um profissional capacitado a muitas ações que vão além das que imaginamos rotineiramente: dentro de uma cozinha.

Um gastrônomo planeja e organiza eventos sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, corporativos, gastronômicos e turísticos. Realiza a captação de eventos. Elabora projetos de captação de recursos para os diversos tipos de eventos. Aplica e gerencia o cerimonial, protocolo e etiqueta formal. Coordena serviços de entretenimento em eventos. Planeja logística de eventos. Articula a comunicação entre a organização do evento, clientes e patrocinadores. Coordena estratégias de promoção e vendas de eventos. Desenvolve programas, roteiros e atividades de recreação complementares a eventos. Vistoria, avalia e emite parecer técnico em sua área de formação. E todas essas funções você encontra no Catálogo Nacional de cursos Superiores de tecnologia, do Ministério da Educação.

Um profissional gastrônomo pode atuar como consultor de estabelecimentos de alimentação, para elaboração de cardápios e criação de pratos exclusivos que contam um pouco da história daquele local. Gastronomia envolve muito amor, criatividade e requinte. É transformar um prato simples em algo extremamente saboroso e atrativo aos olhos dos clientes.

Nesse sentido, a faculdade de Gastronomia pode agregar na formação desse profissional, trazendo um amplo conhecimento, já que oferece disciplinas de caráter prático e teórico relacionada a gestão, cálculos e planejamento de cardápios, ciências dos alimentos e claro, as disciplinas específicas de cozinha. O mercado tem valorizado e buscado cada vez mais esses profissionais graduados, devido ao seu diferencial na execução de todas essas ações, levando excelência no desenvolvimento de todo o seu trabalho.

Se interessou por este assunto?

Conheça o curso de Gastronomia da UniAraguaia.

Acesse: www.faculdadearaguaia.edu.br/graduacao-gastronomia e confira todas as informações!

Autoras:

Prof. Ma. Anna Paula Oliveira Gomes
Nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
Mestre em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição e
Saúde, da Faculdade de Nutrição, UFG. Doutoranda em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde, da Faculdade de Nutrição, UFG. Integrante do Grupo de Pesquisa ‘Genômica Nutricional e Alterações Metabólicas Relacionadas às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis’. Coordenadora do curso de Gastronomia e Nutrição do Centro Universitário Araguaia

Prof. Ma. Raquel Troncoso Chaves Moreno

Nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Gastrônoma pelo Centro Universitário Cambury Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo Programa de Ciência e Tecnologia de Alimentos, UFG Doutoranda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo Programa de Ciência  Tecnologia de Alimentos, UFG. Coordenadora de práticas e eventos do curso de Gastronomia do Centro Universitário Araguaia