Seja em grandes lançamentos, centro de pesquisas ou feiras, a pauta que mais domina o cenário automobilístico atual é o sistema híbrido. Mas você entende quais as vantagens desta tecnologia? Quando se fala em tradição, respeito ao cliente, garantia, segurança, inovação, tecnologia, durabilidade do produto e economia, qual montadora automobilística vem à sua cabeça? Aposto que pensou na Toyota.

Ela é a grande pioneira mundial na massificação desse tipo de sistema - com o lançamento do Toyota Prius, em 1997. O Prius chegou ao mercado como o primeiro veículo híbrido de produção em larga escala do mundo. Ao oferecer excelente desempenho ambiental em um pacote acessível, mudou percepções e o status dos carros movidos a energia alternativa de coadjuvantes a protagonistas em um mercado em constante evolução.

Benefícios de um híbrido

Hoje, clientes em todo o mundo consideram a eficiência energética de um automóvel como fundamental. Os híbridos da Toyota possuem vantagens que os destacam entre os veículos comuns no cenário automobilístico.

- Motor

São dois motores, um a gasolina e outro elétrico. Essa combinação favorece o baixo consumo, proporcionando maior economia que um carro comum. Ambos são silenciosos, o que gera uma sensação de tranquilidade ao pilotar o veículo. Oferecem excelente desempenho na hora da aceleração e ultrapassagem e, ainda, são automaticamente desligados quando o carro está parado, com objetivo de gastar menos energia.

- Viagens tranquilas

Como são carros automáticos, o condutor só precisa ativar o botão energia para percorrer qualquer distância. Sem contar que o Prius não precisa ser carregado na tomada, pois seu sistema híbrido recarrega automaticamente o motor elétrico por meio da energia cinética gerada pela frenagem ou quando o veículo está em descidas.

- Em breve, flex

Com o diferencial da tecnologia bicombustível, que chegará ainda em 2019 aos híbridos Toyota, a eficiência é ainda maior. Com a junção do híbrido e motor flex, o carro poderá ser movido a eletricidade, gasolina ou etanol. Este será um dos híbridos mais limpos do mundo, pois extrairá o potencial máximo do propulsor elétrico e do motor movido a gasolina e etanol, ou seja, alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção de gás carbônico, utilizando combustível de fonte 100% renovável.

Investimento

A Toyota acredita que investir em inovação é o diferencial que move a empresa, principalmente diante dos desafios ambientais que a indústria automobilística enfrenta. Os investimentos anunciados nas unidades instaladas no país e em pesquisas traduzem a importância e o respeito que a Toyota transfere para a nossa sociedade e para o meio em que vivemos.

Toyota