O Saneamento Municipal de Senador Canedo (Sanesc) foi criado, pela lei nº 197/1992, pelo então prefeito Divino Lemes. A conquista é considerada hoje algo de grande importância para o município, pois possui administração própria do gerenciamento de captação, tratamento e reserva de água, além de investimentos para execução de Tratamento de Esgoto Sanitário.

Além disso, a Sanesc tem sido referência nos últimos anos por conseguir manter o fornecimento de água tratada, mesmo em períodos de crises de abastecimentos enfrentadas por outras cidades. 

Veja aqui outras informações sobre Senador Canedo

Neste ano de 2019, a empresa completa 27 anos e traz em seu currículo obras importantes, como implantação de Rede de Esgoto, que já está em funcionamento, em mais de cinco pontos diferentes do município e outras intervenções no abastecimento municipal.

Pioneira e progressista

Senador Canedo

A Sanesc, inicialmente criada como Companhia Municipal de Saneamento, é responsável não apenas pela captação de água para posterior tratamento e distribuição. Apesar de boa parte do trabalho executado pela autarquia estar concentrado no abastecimento de água de Senador Canedo, a empresa executa também outras atividades anexadas a área. 

O município possui, atualmente, mais de 44 mil ligações de água, que têm como principais fontes de captação o Rio Sozinha, Riberão Laginha e Bom Sucesso, cerca de 53 poços tubulares profundos, seis represas de regulação, reserva de água em três diferentes pontos da cidade e duas Estações de Tratamento de Água, além de outra que está sendo executada. 

Em conjunto ao serviço de abastecimento, está sendo realizado, desde 2017, ações e obras para implantação e funcionamento da Rede de Tratamento de Esgoto. Com o término e a entrega desta estação de tratamento e demais intervenções, como implantação de rede de coleta e elevatórias, se tornam ativos mais de cinco pontos da região central do município com esgotamento sanitário.

Responsabilidade Social

Senador Canedo

A autarquia, acreditando não apenas na sua responsabilidade social, na preservação do meio ambiente e recursos hídricos, atua em dois projetos de conservação dos mananciais de Senador Canedo.

Dentro da Sanesc, junto com a Estação de Tratamento de Água, funciona ainda uma Escola de Saneamento, que recebe alunos para orientações a respeito do cuidado com as reservas e apresentação de como é produzida a água tratada. 

É executado, ainda, com produtores rurais, o Programa Produtor de Águas, onde é incentivado o respeito à nascentes e o manejo correto de rios, córregos e barragens, que podem ser utilizados em períodos de necessidade, para abastecimento da população.