O Instituto de Assistência Médica dos Servidores do Município de Senador Canedo – IAMESC, conta atualmente com 19 mil segurados, sendo eles funcionários públicos, dependentes e aposentados que contam com um plano de saúde moderno e eficiente.

Nos últimos três anos, o órgão tem passado por mudanças, que permitem ao usuário a utilização do serviço, com qualidade, e ao mesmo tempo rapidez, em investimentos que trouxeram não só qualidade na prestação de serviços, mas também economia.

Em 2017, foram implantadas duas alterações importantes que garantiram economia não só para a autarquia municipal, mas também para os segurados, mudando sua rotina. A primeira foi a parametrização de valores, que reduziram os preços dos procedimentos, equiparando a valores pagos em serviços por outros planos.

“Anteriormente, por exemplo, uma ressonância era cobrada ao Iamesc R$ 900, enquanto outros pagavam até R$ 600. Foram realizadas reuniões com prestadores de serviço e chegamos a prática de valores justos, com a mesma qualidade de atendimento, em alguns casos até melhoria”, ressalta Mersulo Sousa, presidente do Instituto. 

Atendimento digital

Outra mudança foi a informatização dos serviços, que trouxe benefícios para todos.
A criação do Prontuário Interno Eletrônico possibilitou que fosse abolida a ficha manual, e não só, o novo Sistema de Informatização permitiu a marcação de consultas via teleconsulta, agendamento eletrônico, e a criação e funcionamento do aplicativo, que traz diversas funcionalidades, como carteirinha virtual, emissão de guias automáticas, e a listagem de todos os serviços e atendimentos disponíveis, de maneira prática e rápida, na palma da mão, pelo smartphone. 

Informatização que proporcionou maior controle, inclusive na gestão, dando maior transparência e controle das ações do Iamesc, órgão que funciona conforme legislações próprias previstas pela Agência Nacional de Saúde de Saúde Suplementar – ANSS.  Entre as determinações respeitadas, a presença de um Conselho Fiscal, com representantes dos servidores, prestadores de serviços, sindicatos e associações.

Ações e cuidados com o servidor e seus dependentes

Senador Canedo

A assistência à saúde do servidor e seus familiares é a principal meta do Iamesc, para isso há o credenciamento de grandes prestadores – hospitais, clínicas e profissionais que permitem atendimento de qualidade. Entre os procedimentos destacados estão: a histerectomia diagnóstica (videohisteroscopia) e a histerectomia cirúrgica, que permitem cuidado mais avançado para investigação de doenças que ocorrem no colo do útero.

Também estão sendo realizadas autorizações, conforme as normas da ANSS, da cirurgia bariátrica, por videolaparoscopia, procedimento menos invasivo e com custo menor.  São centenas de procedimentos e atendimentos disponibilizados, em hospitais e clínicas localizadas tanto em Senador Canedo, como também na região metropolitana; com tempo de espera reduzido e faixa de preços praticados de forma justa ao associado.
Outras ações especiais são disponibilizadas, para o cuidado efetivo com o segurado. Pacientes diagnosticados com câncer, que tem cobertura do Iamesc, há legislação específica que foi implantada para redução de coparticipação, de 29% de contribuição é reduzido para 1%.

Durante o ano é realizado campanha exclusiva com atendimentos e ações de conscientização e prevenção do câncer feminino e masculino, Outubro Rosa e Novembro Azul. São em média 70 consultas com especialistas, em diferentes áreas, destinadas ao cuidado específico, oferecidas em um dia de ação específica.

Investimentos que melhoram o cotidiano do segurado

Para garantir aos associados, pacientes com doenças crônicas, que estavam em UTI, foi recentemente contratada uma empresa de Home Care. A disponibilização do serviço traz o atendimento humanizado, mais próximo à família, além da redução de custos.Senador Canedo

Outro investimento realizado pelo Instituto foi o credenciamento de duas empresas de UTI móvel, para transporte inter- hospital. Um dos atendimentos disponibilizados para os usuários é de um consultório odontológico adulto e pediátrico, para atendimentos em caráter de urgência.

Além do funcionamento de um consultório de próteses, para associados (mais carentes ou em idade mais avançada), que não tem condições ou não querem optar por implantes dentários.

“O cuidado com o servidor, com a sua saúde e dos seus dependentes, é o nosso grande foco. Para isso são inúmeras ações que sempre irem implantar para proporcionar um atendimento de qualidade. Exemplo disso é a autorização do uso do nome social em nosso sistema, para atender associados LGBT, Trans.

Em um todo, tudo é planejado para eficiência do serviço, nossos usuários são assistidos nos hospitais por técnicos nossos, para verificação do atendimento, para acompanharmos o serviço que é disponibilizando, aumentando assim o grau de satisfação”, explica Sousa.