O atendimento à mulher, no cuidado preventivo ao câncer de mama, tem sido um serviço permanente na rede de saúde de Senador Canedo. Durante o mês de outubro, em que é realizada a campanha Outubro Rosa, as ações de conscientização se intensificam.

No último trimestre, mais de 900 exames de mamografia foram realizados na Maternidade Municipal de Senador Canedo. A unidade possui atualmente em seu quadro clínico mastologistas e técnicos responsáveis pelo mamógrafo, atendimento que garante um laudo à paciente e consulta com especialista em tempo menor que 60 dias, sem fila de espera.

Outubro Rosa

Alerta

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama poderão ser registrados em 2019. Deste modo, o mastologista Thiago Zago Azara alerta para os cuidados de prevenção, entre eles o autoexame.

“O autoexame é instrumento da paciente se autoconhecer. Porém, ele não pode ser o único meio preventivo. As consultas regulares a um especialista são primordiais. Mulheres acima de 40 anos de idade, por exemplo, devem fazer mamografia anualmente. Alterações, como nódulos, mudança na pele, na aréola e presença de secreção, também devem ser observadas”, explica.

Cuidados de prevenção

O médico alerta, ainda, para fatores que podem garantir de 20 a 30% de prevenção do câncer, como atividade física e alimentação equilibrada. De acordo com ele, “o carcinoma pode surgir devido a características genéticas, mas nem sempre. Há pacientes que não possuem histórico de casos em família e apresenta a doença”, pontua.

Veja aqui outras notícias sobre Senador Canedo

Além disso, pesquisas e dados médicos mostram a importância do diagnóstico precoce. “A descoberta de um tumor inicial garante uma porcentagem maior de sobrevida, e implica também, muitas vezes, um tratamento menos invasivo”, ressalta o especialista.

Ação concentrada

No dia 16 de outubro uma grande ação realizada em Senador Canedo reforça o trabalho de prevenção ao Câncer de Mama: o evento “Outubro Rosa”, que irá promover consultas com especialistas, mamografia, ultrassonografia, palestra com informações sobre a doença, entre outros serviços, além de oferecer, ainda, um espaço de beleza para as mulheres. 

Outubro Rosa