Será entregue na próxima sexta-feira, 18 de outubro, a Nova Estação de Tratamento de Água - ETA da Emgopa. Esta que teve o início das suas operações em setembro, período de estiagem, altas temperaturas e grande consumo, possibilitou que a produção de água tratada praticamente quase dobrasse, somando com a ETA do Bonsucesso. Inicialmente operando com 70 mil litros, a nova tratadora beneficia diretamente mais de quatro mil famílias e cinco bairros atendidos, e colocando o município em destaque em saneamento.

Veja aqui outras informações sobre Senador Canedo

A atual administração trabalha para o crescimento quantitativo e qualitativo de uma estrutura de abastecimento de água, dinâmica e moderna, que principalmente acompanha o crescimento do município e permite que a cidade se desenvolva de forma sustentável. Uma das ações que reitera isso são as constantes obras de saneamento, e também o cuidado com os mananciais. São investimentos milionários, acima do 100 milhões,  parcerias e incentivos que garantem água de qualidade em todos os bairros, esgoto sanitário e a proteção de nascentes, rios e lagos.

Para a instalação da ETA Emgopa foram gastos mais de R$ 2 milhões e meio, obra que já passa por expansão para acompanhar os loteamentos e demais construções que estão sendo instalados ou planejados na região. A construção também dinamiza a produção de água tratada, já que permite que outras Tratadoras produzam para outras diferentes regiões, atendendo principalmente a geografia da cidade, com setores que se distanciam um da outro em até 5 quilômetros

Diagnóstico Sustentável

sec

Para a garantia das reservas hídricas, são realizadas inúmeras ações, para o diagnóstico e a preservação de nascentes, rios e ribeirões. Um dos trabalhos desenvolvidos foi realizado pela empresa Equillybre contratada pelo Ministério Público, por meio de parceria.

A ação iniciou com a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta realizado entre o órgão e uma indústria local, após um acidente ambiental, onde foi firmado contrato para estudo qualitativo e quantitativo de nascentes e demais recursos ambientais. Para que atuasse junto ao Projeto Programa Produtor de Águas.

Iniciativa desenvolvida numa parceria entre a AMMA e a Sanesc, onde está sendo avaliada a Bacia Bonsucesso e todos seus componentes estruturais (fauna, flora, intervenções urbanas e rurais). São milhares de nascentes que estão sendo identificadas, para preservação, além de ações, tidas como crimes ambientais, (como retirada de areia irregular, desvios e outros), que são monitoradas pela fiscalização, no sentido da preservação.

O diagnóstico não é o único trabalho de cuidado dos recursos hídricos, a conscientização e a formação da consciência ambiental são trabalhadas, tanto na Escola de Saneamento, que fica junto a Sanesc,com estudantes. E também com produtores rurais, no Programa Produtor de Águas, para que sejam parceiros e multiplicadores na proteção das reservas hídricas.

Inauguração

Para comemorar essa importante conquista, a Prefeitura de Senador Canedo promove no dia 18 de outubro, sexta-feira, uma grande festa com o show da dupla Zé Ricardo & Thiago, entre outros atrativos. O evento será na avenida Presidente Rooselvet com a avenida Benedita Teixeira, no setor Parque Industrial, a partir das 19 horas.