Com o intuito de melhorar a segurança dos moradores, a Prefeitura Municipal de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, criou as Bases Comunitárias de Segurança, na região do Jardim das Oliveiras e Vila Galvão. As Bases atuam dando suporte 24 horas, com atendimento a população e patrulhamento nas ruas.

Veja aqui outras informações sobre Senador Canedo

A instalação das Bases possibilita a criação de outras iniciativas, como a Rede de Apoio a Segurança (RAS) e a Rede de Apoio a Mulheres Vítimas de Violência. O principal objetivo é que a Guarda Municipal faça a ponte entre a população e o Poder Judiciário, auxiliando as vítimas, acolhendo e facilitando todos os processos necessários para a realização de uma ocorrência.

De acordo com a prefeitura, em breve novas estruturas serão construídas. O secretário municipal de Segurança Pública, Paranaguá, explica que outras regiões também serão beneficiadas. “Temos projetos de ampliar o atendimento montando novas bases nas regiões do Residencial Prado, Morada do Morro e São Francisco. Queremos realmente expandir a segurança e estreitar a relação dos cidadãos com a guarda”, afirma.

Proximidade e maior segurança 

Dados de 2018, do Fórum Brasileiro de Segurança mostram que a proximidade da população com os órgãos de combate a violência, traz maior garantia de preservação nos direitos do cidadão. 

Com a criação das redes de proteção, o secretário acredita que os cidadãos também terão mais união para evitar o crime. “Pensamos em criar grupos de Whatsapp com a vizinhança para que os próprios moradores se ajudem, e também para a guarda estar sempre alerta com qualquer indício de crime. Quanto maior essa proximidade melhor”, explica. A inauguração das novas bases está prevista para o final do mês de fevereiro, com início imediato dos atendimentos.