O cuidado com as praças, canteiros e parques da cidade de Senador Canedo vai além do cultivo de mudas e podas. A decoração com peças confeccionadas com madeiras, como trem de flores, vasos e bancos, tem sido atrativo em vários pontos da cidade.

Veja aqui outras informações sobre Senador Canedo

As madeiras utilizadas são troncos de árvores que caíram durante o período chuvoso ou que foram retiradas com autorização da Agência Municipal de Meio Ambiente, a pedido do morador, por apresentarem riscos de cair ou outros transtornos irreversíveis. 

sendaor

Uma equipe de seis pessoas trabalha na confecção de peças que decoram a cidade. “É uma forma de dar utilidade um material, que apesar de orgânico, trazia certo transtorno em seu descarte, a população tem gostado, as crianças principalmente em ver as ruas mais bonitas”, afirma o diretor do Departamento de Parques e Jardins, Itamar Gonçalves.

A fabricação artesanal iniciou há pouco tempo como solução para as árvores. Hoje, cerca de dez pontos da cidade possuem peças decorativas. “Logo após as primeiras instalações, recebemos até doação de eucaliptos e madeiras devido à boa aceitação do projeto”, comenta o diretor do departamento.

Viveiro Municipal

Para manutenção do plantio, há um Viveiro Municipal do Departamento de Parques e Jardins, onde há espécies próprias para paisagismo e também forração, com dezenas de variedades. É neste local que funciona também a marcenaria para confecção dos vasos e decorativos que vão enfeitar a cidade. “O paisagismo é mais que deixar a cidade bonita, é o conforto para o dia-a-dia dos moradores, a alegria das crianças, o bem-estar necessário”, conclui Itamar Gonçalves.

Cerca de 50 pessoas cuidam de canteiros, praças e rotatórias de Senador Canedo.  A equipe é responsável pelo cultivo de mudas, poda e outros cuidados para manter a cidade mais limpa e ao mesmo tempo bonita. Os locais são monitorados de forma contínua, com intuito de preservar o ambiente, garantindo aos moradores um cenário de lazer.