Cerca de 25 mil alunos da rede municipal de ensino têm sido atendidos pelo Projeto Saúde na Escola. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver ações de saúde no ambiente educacional, em diversas atividades que vão desde o atendimento médico e odontológico a palestras informativas. A ação agrega corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e da Educação.

As programações são formatadas conforme a faixa etária dos estudantes e as necessidades apontadas pelo Conselho Escolar das unidades de ensino. Temas como alimentação saudável, saúde bucal e até mesmo vacinação estão sendo realizadas, abrangendo o atendimento à criança, o adolescente e até o adulto na Educação de Jovens e Adultos.

Veja aqui outras informações sobre Senador Canedo

“O Projeto Saúde na Escola possibilitará para os alunos atendimento odontológico, acompanhamento do calendário de vacinas, entre ações integradas da Atenção Básica de Saúde e também palestras, rodas de conversas e atividades relacionadas”, explica a secretária de Educação, professora Maria Emília.

Conhecendo a realidade do serviço de saúde

Canedo

Dentro da iniciativa, as atividades realizadas pelo SAMU de Senador Canedo têm sido apresentadas nas escolas. O “Samuzinho” traz conhecimento de primeiros socorros, além de orientação sobre quando devem chamar o serviço de Urgência e Emergência e demais noções de prevenção de acidentes.

“É uma oportunidade não só de orientar os estudantes e funcionários, porém dicas que podem salvar vidas em caso de riscos. São trabalhados assuntos fundamentais, como prevenção de trotes nos serviços de emergências, que é um problema constante do SAMU e Bombeiros”, afirma o enfermeiro Pedro Palácios, coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências de Senador Canedo.

Envolvimento de funcionários e familiares

Senador Canedo

Profissionais da Saúde Municipal também auxiliam a orientação de profissionais responsáveis pelo cuidado com os alunos, principalmente da primeira infância, além de seus pais. Médicos, enfermeiros e demais profissionais são convidados em ações como feiras, exposições culturais, e reunião para prestar esclarecimento em caso de saúde pública, como vacinação, doenças sintomáticas e demais.