Com a aproximação da data da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – faltam menos de 60 dias – os candidatos tendem a dedicar cada vez mais horas para os estudos. O excesso de disciplinas para estudar à distância e a cobrança por um bom desempenho no exame são fatores que geram estresse e ansiedade para quem está se preparando para o grande dia.  Nessas horas, é importante procurar meios para relaxar e aliviar o corpo e a mente para garantir que a saúde mental não fique abalada.

A psicóloga do Sistema Hapvida, Hully Segatti, explica que cada pessoa tem uma forma de lidar com as emoções, mas com a chegada da prova do Enem, algumas emoções podem atrapalhar o rendimento dos alunos. “A ansiedade se trata de uma disfunção química no nosso organismo com manifestações somáticas na maioria das vezes, é importante entender que lidar com ela não é uma questão apenas de “distrair a mente” ou “ter pensamentos positivos”. Os hábitos alimentares e a qualidade do sono nos dias que antecedem a eventos tão importantes como a prova do Enem podem influenciar diretamente na “química do cérebro” durante o processo”, esclarece.

Apesar dos níveis diferentes, a ansiedade é comum a praticamente todos os candidatos. “Não é aconselhável o consumo de cafeína no dia da prova por potencializar a produção da adrenalina, deixando o candidato em estado de euforia, podendo prejudicar seu desempenho intelectual durante a prova. Além disso, é preciso evitar fazer uma revisão antes de sair de casa ou até mesmo no local de prova antes da abertura dos portões. Quanto menos informações o candidato tiver acesso nas horas que antecedem a prova, melhor, seja de ordem acadêmica ou não. Ir com um cérebro descansado pode ser fator determinante”.

Para isso, Hully alerta que é preciso sempre manter o equilíbrio, e os pais podem auxiliar neste processo. “A incerteza de um bom resultado potencializa muito a ansiedade quando estamos diante de um desafio. Os pais desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio fisiológico e emocional dos filhos em qualquer fase da vida. Quando os filhos percebem que tem em seus pais um porto seguro, se sentem mais a vontade para expor seus medos e anseios em relação ao futuro. Para grande maioria, o ENEM é uma prova decisiva, e ter uma rede de apoio familiar durante esse processo pode minimizar o impacto da ansiedade sobre o candidato”.

Sistema Hapvida

O Sistema Hapvida conta com mais 6,5 milhões de clientes e atua com mais de 35 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 43 hospitais, 191 clínicas médicas, 43 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde e Medical, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida.