O Popular em parceria com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia irá realizar no dia 23 de novembro o projeto Agenda Aparecida 2050, um evento que tem como objetivo pensar a cidade para daqui 30 anos, e ser um planejamento estratégico para dar suporte às decisões da administração pública a longo prazo.

O evento defende um amplo estudo, que será realizado em 6 fóruns, com palestras, debates e grupos de trabalho para a definição de ações rumo ao desenvolvimento, ao crescimento sustentável e a melhores condições de vida para os moradores de Aparecida. Discutir as necessidades do município a longo prazo e apresentar soluções inteligentes para situações mais emergentes, com a participação da população, sociedade civil, instituições de ensino, estudantes e especialistas de vários campos de estudos. Em cada evento com a participação da comunidade é construído um documento que será publicado em formato de caderno especial no jornal O Popular no final de semana seguinte à realização de cada fórum.

O Agenda Aparecida 2050 será realizado os 6 fóruns divididos em macrorregiões que compõem 165 bairros, são elas: (Região Santa Luzia, Região Vila  Brasília, Região Papillon Park, Região Garavelo, Região Cidade Livre/Tiradentes e Região Central). Antes de cada fórum será realizada uma ampla pesquisa (em anexo) pelo Instituto Fortiori, na região que irá sediar o evento, levantando aspectos como perfil dos moradores,  desenvolvimento econômico; saúde; educação; segurança, entre outros, traçando um diagnóstico completo para auxiliar as discussões de grupos de trabalhos que acontecerão no fórum.

A primeira edição do projeto será na Região Cidade Livre/Tiradentes e  terá como tema: Segurança Pública - acontecerá na no próximo dia 23 de novembro, na Escola Municipal de Educação Integral Monteiro Lobato no Jd. Tiradentes.

Programação:

08h00 – Credenciamento e recepção da comunidade

08h30 às 09h30 – Debate com os especialistas

                Cybelle Silva Tristão – Delegada Regional de Aparecida de Goiânia

                Roberto Cândido - Secretário de Mobilidade e Defesa Social

10h00 às 12h00 – Grupos de trabalhos dividido em 5 salas onde cada sala tratará um dos subtemas como: Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade Socioambiental, Ordenamento Territorial e Gestão Urbana, Mobilidade e Acessibilidade Desenvolvimento Sociocultural.  Cada grupo será coordenado por um representante das universidades parceiras que ficarão com a responsabilidade de mediar a participação e obter o maior volume de conteúdos que possam contribuir para a construção do caderno especial.

O evento será acompanhando por jornalistas que irão sintetizar todo o conteúdo produzido durante o debate e  grupos de trabalho, para posteriormente publicar o documento em formato de caderno especial da região Cidade Livre/Tiradentes que será publicado no jornal O Popular do dia 01 de dezembro.

O projeto conta com o apoio, engajamento e trabalho voluntário das instituições:

- Prefeitura de Aparecida de Goiânia

- Universidade Federal de Goiás (Campus Aparecida de Goiânia),

- Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – GO),

- Universidade Alfredo Nascer (UNIFAN),

- Conselho de Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (CAMAP ),

- Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (ACIAG),

- Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (CODESE).

Ficha Técnica:

Realização: Jornal O Popular

Apoio: Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia

Produção: Jaime Câmara Eventos