Pressionado pelo vice-líder Borussia Dortmund, o Bayern de Munique fez sua parte e derrotou o Union Berlin por 2 a 0 neste domingo, fora de casa. O time bávaro não foi brilhante, mas se mostrou seguro na partida e, com o triunfo, manteve a vantagem de quatro pontos na ponta do Campeonato Alemão.

O Bayern vinha em seu melhor momento na temporada antes da paralisação do torneio por conta da pandemia da covid-19. O time bávaro parece não ter sentido, ao menos por enquanto, o período de mais de dois meses sem jogos, já que conseguiu manter a boa fase. Chegou a 12 jogos sem perder, considerando as partidas antes da suspensão do campeonato, e foi a 58 pontos, na liderança isolada da competição. O Union Berlin tem 31 pontos e ocupa o 11º posto.

A maior parte das regras impostas pelo protocolo sanitário estabelecido pela liga alemã em razão do coronavírus foram respeitadas na partida. Os jogadores mantiveram certa distância nas comemorações dos gols e se cumprimentaram formalmente após o apito final, com toques de cotovelo.

O atual heptacampeão nacional não teve uma grande exibição em Berlim como vinha mostrando antes da pausa. No entanto, o "novo normal" do Bayern é muito parecido em termos de resultado, já que a equipe continua sem perder.

O que também não mudou foi o faro de gol do centroavante Robert Lewandowski. Foi dele o primeiro gol da partida, anotado de pênalti, aos 39 minutos da etapa inicial. O polonês é o artilheiro isolado da competição, com 26 gols. Em toda a temporada, já balançou as redes 40 vezes, marca que atingiu pela quinta vez consecutiva. Antes, aos 18 minutos, Müller havia aberto o placar, mas o gol foi anulado após checagem do VAR, que o viu em posição de impedimento.

Na etapa final, o time treinado por Hansi Flick foi ainda mais superior e fechou a conta com Pavard. Após cobrança de escanteio de Kimmich, o lateral-direito francês subiu mais alto do que a zaga adversária e marcou de cabeça, aos 35 minutos.

Com mosaico incomum na arquibancada, Colônia leva empate do Mainz no Alemão

Na continuação da 26ª rodada do Campeonato Alemão, primeira grande liga europeia a ser reiniciada após paralisação de mais de dois meses em razão do novo coronavírus, Colônia e Mainz 05 empataram em 2 a 2 neste domingo. O jogo foi disputado na cidade de Colônia.

Considerando as circunstâncias da partida, o resultado não foi ruim para o Mainz, uma vez que a equipe saiu perdendo por 2 a 0 e conseguiu buscar o empate na etapa final. No entanto, olhando para a tabela de classificação, a igualdade não foi positiva, já que o time não conseguiu abrir vantagem para a zona de rebaixamento. No momento, soma 27 pontos e ocupa o 15º lugar, o primeiro fora do grupo dos três piores. O Colônia ocupa a décima posição, com 33 pontos.

A partida ficou marcada por um fato curioso. Com a impossibilidade de receber torcedores, o Colônia decidiu montar um pequeno mosaico com camisas e cachecóis em vermelho e branco, cores do clube. Os objetos, entregues pelos torcedores, foram dispostos nos assentos vazios de um dos setores do estádio. Em algumas cadeiras também foram colocadas pelúcias de tamanhos diferentes.

Fora do estádio, alguns torcedores protestaram contra a realização dos jogos com portões fechados, medida de prevenção ao contágio do coronavírus e que valerá para todas as partidas que restam do campeonato. Um sofá foi posicionado perto da entrada da arena, com os dizeres: "Estádio em vez de sofá. Contra os jogos fantasmas!".

Em campo, destaque para a reação do Mainz, que, após ficar em desvantagem de dois gols - marcados pelo atacante alemão Uth, aos seis minutos do primeiro tempo, e pelo meia austríaco Kainz, aos oito minutos da etapa final - teve forças para buscar empate. Os visitantes balançaram as redes com o nigeriano Awoniyi e o camaronês Kunde. Após a partida, os técnicos e jogadores se cumprimentaram com toques de cotovelo, respeitando o protocolo sanitário elaborado pela liga alemã.

Ainda neste domingo, o líder Bayern de Munique entra em campo para enfrentar o Union Berlin, fora de casa. A 26ª rodada do Campeonato Alemão será concluída nesta segunda-feira, com o duelo entre Werder Bremen e Bayer Leverkusen.