Apesar de ser tendência, a idolatria por estrangeiros não é uma regra. Os garotos se espelham muito em jogadores brasileiros, quase sempre aqueles que fazem sucesso na Europa ou na seleção. Um caso que chamou atenção entre os garotos colorados é a admiração pelo ex-atacante Ronaldo Fenômeno.

O ex-jogador, bicampeão da Copa do Mundo, aparece como um dos ídolos do goleiro Léo, de 19 anos, e do centroavante Philippe, de 17 anos - ambos do Vila Nova. Porém, os dois atletas jovens apontam alguns motivos diferentes para a predileção.

Léo se identifica com a história de superação vivida por Ronaldo em sua carreira. “Ele teve duas lesões e decretaram a carreira dele encerrada, mas teve uma história bonita de superação”, explicou. Philippe, apesar de ter visto pouco do auge de Ronaldo, se espelha no ex-jogador. “Sou da posição dele e foi um cara que jogou muito pelos clubes que já vi, em vídeos dele, no Youtube. Tento copiar, pois ele era de muita movimentação e fazia gols de qualquer maneira.”

Outros brasileiros citados são os goleiros Julio Cesar, que se aposentou recentemente, e Ederson, do Manchester City, além do atacante Neymar.