O Atlético Goianiense é o primeiro clube goiano a integrar a Primeira Liga, que anunciou, nesta terça-feira (13), seis novos membros. Além do rubro-negro goiano, Ceará, Tupi, Luverdense, Londrina e Brasil de Pelotas se juntam aos 15 clubes que já estavam na Liga.

No entanto, o Atlético não estará na Copa da Primeira Liga de 2017, a 2ª edição da competição organizada pelo grupo - em 2016, o Fluminense foi o primeiro campeão do torneio. "Para os torneios de 2018 e 2019, os 21 membros da entidade definirão um critério para a participação esportiva desses novos clubes", informa a nota da entidade.

“O interesse de novas agremiações em fazer parte da Primeira Liga mostra como estamos no caminho certo. Os clubes carecem de participação mais efetiva na organização do futebol brasileiro e isso a Primeira Liga oferece. Tudo é debatido e conversado até que consigamos chegar a um denominador comum. Nosso objetivo é melhorar a estrutura do esporte, e mostrar que os clubes, que são os principais protagonistas do futebol, devem assumir um papel decisivo na gestão do futebol. Isso vai permitir um maior retorno financeiro para os clubes e consequentemente mais investimentos para o futebol brasileiro ”, disse José Sabino, CEO da Primeira Liga.

 

NOVOS MEMBROS
Atlético-GO
Ceará
Tupi
Luverdense
Londrina
Brasil de Pelotas

JÁ ERAM INTEGRANTES
América-MG
Cruzeiro
Atlético-MG
Avaí
Chapecoense
Criciúma
Figueirense
Joinville
Flamengo
Fluminense
Atlético-PR
Coritiba
Paraná
Grêmio
Internacional