Em seu primeiro jogo de 2021, o Atlético-GO ficou no empate sem gols com o Vasco, na noite desta quinta-feira (7), no estádio Antônio Accioly, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ponto somado mantém o Dragão, agora com 35 pontos, na faixa de classificação da Sul-Americana.

O ponto também tira o Vasco, que teve a estreia do técnico Vanderlei Luxemburgo, da zona de rebaixamento. O time carioca chega aos 29 pontos e empurra o Bahia para o Z4.

Em casa, o Atlético pretendia, em sua primeira partida de 2021, melhorar rendimento em casa. O clube rubro-negro está pressionado a melhorar o aproveitamento ofensivo e ser mais efetivo em casa, onde tem obtido poucas vitórias - são só três triunfos em seus domínios.

O Dragão tem 38,1% de aproveitamento em 14 jogos em casa. Além das três vitórias, tem sete empates e quatro derrotas. É terceiro pior rendimento como mandante, melhor que Coritiba e Botafogo apenas.

O Vasco está ameaçado de rebaixamento e aposta na reestreia do técnico Vanderlei Luxemburgo para conduzir a nau vascaína na competição nacional. Luxemburgo modificou a equipe, apostou em pratas da casa, deu nova chance ao rápido lateral Yago Pikachu, designado à nova função tática no time, mais adiantado e próximo ao argentino Germán Cano, aritlheiro do time na Série A (11 gols).

O jogo começou movimentado, com o Vasco tendo a posse de bola e buscando mais o ataque, mas dando espaços ao Atlético no contra-ataque. Cano e Pikachu deram trabalho ao goleiro Jean, só que foi o Dragão que teve a melhor chance do primeiro tempo. Wellington Rato recebeu na área, mas viu Fernando Miguel crescer e fazer grande defesa.

A etapa final começou morna, com muita marcação e poucas oportunidades. Só aos 34 minutos uma chance real de perigo, quando Arnaldo recebeu na área e cruzou para Roberson, que se esticou para desviar, mas para fora. O susto acordou o Vasco, que respondeu com Gabriel Pec, aos 43. A bola foi na rede pelo lado de fora.

Os últimos minutos foram alucinantes, com finalizações para os dois lados. A mais perigosa foi de Janderson, aos 47. Ele recebeu na área e bateu, mas Henrique tirou em cima da linha, salvado a equipe carioca em lance incrível.

Na próxima rodada, o Atlético faz mais um jogo em casa. Domingo (10), pega o Bahia, no Accioly, às 18h15. O Vasco faz clássico contra o Botafogo, no mesmo dia, às 20h30.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO: Jean; Arnaldo (João Victor), Oliveira, Éder e Natanael; Pereira, Marlon Freitas e Chico (Matheus Vargas); Ferrareis (Janderson), Zé Roberto (Roberson) e Wellington Rato (Nicolas). Técnico: Marcelo Cabo

VASCO: Fernando Miguel; Léo Matos, Werley, Leandro Castan e Henrique; Bruno Gomes (Marcos Júnior), Juninho (Andrey), Léo Gil (Carlinhos) e Yago Pikachu (Gabriel Pec); Talles Magno (Neto Borges) e Germán Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: Estádio Antônio Accioly
Árbitro: Savio Pereira Sampaio/DF
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade/DF e José Reinaldo Nascimento Junior/DF
VAR: Daniel Nobre Bins/RS