Dois dias antes de retornar à disputa do Campeonato Goiano, a Jataiense confirmou que 21 pessoas - 18 jogadores e três membros da comissão técnica - testaram positivo para Covid-19. O jogo da Raposa do Sudoeste, contra o Anápolis, nesta quinta-feira (1ª/4), deve ser adiado pela Federação Goiana de Futebol (FGF), que vai tornar oficial a decisão nesta quarta-feira (30). Os nome dos infectados não foram divulgados pelo clube.

O POPULAR apurou que os infectados cumprem isolamento em um alojamento da equipe em Jataí e vão passar por novos exames nesta quarta-feira (31). Não houve a confirmação se estão juntos ou isolados em quartos individuais. Uma fonte da Jataiense disse que nenhum jogador ou membro da comissão técnica apresentou sintomas.

Por causa da incerteza sobre o horário em que os novos resultados estarão prontos, o jogo entre Jataiense e Anápolis deve ser suspenso e remarcado.

Foram feitos 40 exames na segunda-feira (29), por volta das 13 horas, em um laboratório em Jataí, com resultados entregues na tarde de terça-feira (30). Quando soube dos resultados, o presidente da Jataiense, Agustinho Filho, pediu orientações à FGF.

“A minha orientação foi de refazer os exames porque achei bem estranha a quantidade (de positivos). Todos estariam sem sintomas, a Vigilância (Sanitária) foi lá (no clube). Os atletas estão isolados”, contou André Pitta, que também entrou em contato com a direção do Anápolis para informar sobre a situação e orientar que aguarde a confirmação se a partida será adiada antes de colocar o elenco para viajar para Jataí.

De acordo com a assessoria de imprensa da Jataiense, duas baterias de exames foram feitas no intervalo de seis dias. A primeira ocorreu na quarta-feira (24), no retorno do elenco aos treinos. Nenhum positivo foi detectado, segundo o clube. Na segunda-feira, novos testes foram feitos, para os jogos desta semana, e os 21 casos positivos foram conhecidos nesta terça (30).

O presidente da FGF informou que somente após os novos resultados uma decisão será tomada a respeito do jogo de quinta-feira. Em nota, a Jataiense afirmou que solicitou o adiamento da partida contra o Anápolis: “Por conta deste surto, a Jataiense já solicitou, junto à Federação Goiana de Futebol, o adiamento da partida contra o Anápolis, que aconteceria nesta quinta-feira, em Jataí”.

André Pitta reforçou que prefere aguardar os novos resultados para tomar uma posição sobre os próximos jogos da Jataiense. A Raposa do Sudoeste tem dois jogos previstos contra o Anápolis. O primeiro nesta quinta-feira, no encerramento do 1º turno do Estadual, e o segundo no domingo (4), na abertura do 2º turno, no Estádio Jonas Duarte. Só que o protocolo da FGF diz que quem apresentar resultado positivo deve ser afastado para isolamento social por pelo menos 14 dias.

Segundo boletim epidemiológico da Prefeitura de Jataí, 46 casos Covid-19 foram registrados no município nas últimas 24 horas. No período, ocorreu um óbito na cidade. O total é de 9.080 casos confirmados com 189 mortes.