Levantamento do Procon Goiânia divulgado nesta terça-feira (20) aponta que as barras de chocolate podem ser uma ótima opção para quem deseja presentear nesta Páscoa sem gastar muito.

A pesquisa de preços foi realizada entre os dias 12 e 19 de março em nove estabelecimentos comerciais de Goiânia. Ao todo, foram consultados os valores de 47 itens, entre ovos e barras de chocolate. Foram consideradas marcas pré-definidas comercializadas em todos os locais pesquisados.

Os estabelecimentos visitados foram: Supermercado Pró-Brazilian (St. Aeroporto), Carrefour (Jardim Goiás), Extra (St Marista), Hiper Moreira (St. Coimbra), Tatico (Centro), Walmart (St. Central), Bretas (Centro), Bambollê Doces e Festas (St. Central) e Lojas Americanas (St. Central).

Entre os itens pesquisados, o ovo Diamante Negro de 300g apresentou a maior diferença percentual de preço entre um estabelecimento e outro. A variação chega a 82,23%, sendo vendido a R$ 32,87, no Tatico, e a R$ 59,90, no supermercado Moreira. Já o menor desnível proporcional é verificado no Batom Copo da Garoto de 150g, com variação de 8,75%, decorrente dos valores mínimo, de R$ 39,99, encontrado no Extra e Americana, e máximo de R$ 43,49, no Carrefour.

De acordo com o levantamento, os ovos continuam sendo os mais caros, devido ao seu simbolismo para a data. Se o consumidor fizer questão da quantidade de chocolate, ao invés de enfeites e brinquedos, as barras pode representar uma economia significativa.

Por exemplo, a barra de chocolate Diamante Negro de 90g a 135g, tem o preço médio de R$ 5,99. No entanto, o mesmo item, no formado de ovo de 300 gramas, custa R$ 45,73. Diferença de 243,56% a mais. No caso do Sonho de Valsa Lacta, o preço médio do pacote do bombom, de 1 kg, pode sair a R$ 27,65, e o mesmo chocolate no formato de ovo de páscoa de 330g é encontrado a um preço médio de R$ 45,08. Ou seja, uma variação de 394,04%.

Para o superintendente do Procon Goiânia, José Alício de Mesquita, a pesquisa é um importante instrumento para garantir a economia das famílias. “Além de auxiliar os consumidores no momento da compra, nosso objetivo é mostrar a importância de uma boa pesquisa e de que como isso é possível reduzir os gastos, significativamente, realizando este levantamento”, afirma. 

Confira a pesquisa completa com todos os produtos clicando aqui.