Tenho restituição dos anos 2008 e 2012 não resgatadas que já voltaram para a Receita. Como faço para receber minhas restituições? Não possuo nenhuma conta bancária e não tenho como abrir uma conta corrente ou poupança. Posso receber estas restituições na boca do caixa? Carmem Tereza Santos (Goiânia)

Não. As restituições não resgatadas dentro de um ano retornam para Receita Federal e podem ser requeridas pelo contribuinte. No entanto, somente será restituída 
na forma de crédito bancário. Não pode ser sacada no caixa.


O contribuinte que está obrigado a declarar e que adquiriu um bem em 2011, mas se esqueceu de declará-lo na declaração entregue em abril/2012, deve fazer uma retificadora ou pode inserir o bem na declaração a ser entregue agora em 2014 e informar o valor nas duas colunas , anterior e atual? Paulo Souza Fernandes (Goiânia)


Retifique a declaração e inclua o bem. A simples inclusão do bem altera o valor do patrimônio em relação à declaração anterior.

Vendi alguns tratores e implementos rurais no ano de 2005. Porém, verificando em minha declaração os mesmos ainda constam no campo “bens da atividade rural”. Como devo proceder para regularizar? Cássia Borges (Goiânia)

Como os bens da atividade rural não são declarados pelo valor, exceto no ano da aquisição, apenas dê baixa do bem, retirando-o 
da relação.


Um imposto a pagar no valor de R$ 20 mil poderia ser pago numa parcela de R$10.000,00 e parcelar o restante?José Amaral  (Goiânia)

O programa não está preparado para esse tipo de operação. Parcele em oito vezes, preencha os DARF, manualmente, e pague como preferir. Só não pode recolher em atraso por estar sujeito a multa.