As 55 empresas que integram a lista das melhores para se trabalhar no Centro-Oeste em 2020 receberam o reconhecimento na noite desta quinta-feira (23), durante evento virtual realizado pelo Great Place to Work (GPTW) em parceria com o POPULAR. Para todas as premiadas foi enviado certificado on-line assegurando a conquista.

Esta foi a décima edição do evento e teve um total de 146 empresas inscritas, representando 48.632 funcionários. Entre as premiadas, dez são de pequeno porte, 35 de médio porte e dez de grande porte. As 55 empresas reconhecidas atuam em 15 setores diferentes e, em média, possuem 26 anos de atuação, conforme mostra o estudo da GPTW.

A pesquisa anual, segundo a GPTW, é baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários em cinco dimensões: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. O nível de confiança com relação a nove práticas culturais em gestão de pessoas consideradas essenciais para gerar excelentes ambientes de trabalho também foi mensurado.

No ranking Centro-Oeste foram reveladas as empresas que ocupam as cinco primeiras posições de cada um dos três portes avaliados. As demais premiadas são apresentadas por ordem alfabética (veja quadro).

Diretor-presidente da Jalles Machado, uma das premiadas, Otávio Lage de Siqueira Filho aponta que o cuidado começa na seleção da mão de obra e que, além disso, sempre procuram dar oportunidade, condições adequadas de trabalho e liberdade para o colaborador exercer a criatividade na empresa. “Pelo segundo ano consecutivo, a gente consegue estar entre as melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste e é uma conquista maravilhosa, porque isso valoriza a empresa pelos seus funcionários. A empresa é feita pelos nossos colaboradores”.

Dilton Junqueira, diretor-geral de outra empresa premiada, a Brasal Incorporações, diz que a “certificação e premiação GPTW, nos últimos anos, demonstra que estamos no caminho certo”. Ele destaca que tem conseguido criar uma conexão cada vez maior com as pessoas, tanto as que lá trabalham, como os clientes, “tudo sempre pautado pela confiança”. “Isso nos orgulha e nos motiva a manter essa busca constante por relações duradouras e sólidas”.

Na avaliação do vice-presidente do Grupo Jaime Câmara (GJC), Ronaldo Ferrante, “é importante reconhecer as lideranças empresariais, os executivos que valorizam e que cuidam em suas empresas do seu público interno e que, pelos resultados, por meio de uma cultura de confiança, de desempenho, de inovação, estão sempre crescendo e desenvolvendo não só o público interno, mas dentro dos segmentos em que atuam”.

Ferrante destaca que já se completam dez anos de parceria do GJC com a GPTW. “A gente fica feliz em poder mais uma vez homenagear esses empresários, essas empresas.”

Em razão da pandemia do coronavírus, pela primeira vez a solenidade de premiação foi realizada on-line. Com transmissão ao vivo pelo canal do POPULAR no YouTube, o evento foi apresentado pelo jornalista do GJC Handerson Pancieri. A programação incluiu apresentação musical de Bia Ferraz e um painel sobre a importância de cuidar do público interno em tempos de crise.