A partir de hoje, a Organização Jaime Câmara passa a adotar nova marca e denominação: Grupo Jaime Câmara. O novo logotipo e o novo nome estreiam nos telejornais, vinhetas de rádios, no POPULAR, Jornal do Tocantins e no Jornal Daqui (Goiânia e Palmas) e nos carros das 32 empresas que compõem o Grupo Jaime Câmara em Goiás e no Tocantins.

A nova marca surgiu depois de um longo processo de pesquisa, que buscou unir conceito e design. O vice-presidente executivo do Grupo Jaime Câmara, Cristiano Câmara, ressalta que a mudança não se resume apenas a uma redefinição de logomarca. “Este projeto não é mera mudança de logotipo. Ele visa separar a identidade do grupo, muitas vezes, confundida com a da TV Anhanguera, mas, principalmente, tem a meta de contar a nossa história através de imagens e de mensagens”, disse.

Valores

Segundo Cristiano, para obter os resultados almejados, durante o processo foram entrevistadas muitas pessoas do grupo para que os gestores envolvidos com a mudança da marca pudessem compreender a essência da empresa e chegar ao DNA do Grupo Jaime Câmara.

“Foram confirmados valores que já eram uma proposta desde a fundação do grupo com meu avô e reforçados durante anos pela minha família: o lado humano, a credibilidade e a inovação. Por meio do reforço desses valores, a ideia é posicionar o grupo para um patamar ainda mais elevado, a partir de sua modernização e reestruturação”, afirma.

A nova marca reforça esse conceito, formado pela interseção das três características, credibilidade, lado humano e inovação.

Para o executivo, são tais valores que agregam à empresa diferenciais como a capacidade de trabalho em equipe e a credibilidade, marcas dos 75 anos do POPULAR, a serem completados em 3 de abril próximo, e dos 50 anos da TV Anhanguera, que faz aniversário dia 24 de outubro deste ano. “São esses valores que me dão orgulho de trabalhar aqui”, ressalta.

A reestruturação, aliada à oportunidade para realizar as mudanças, foi apontada pelo publicitário Gustavo Moura e pelo designer Cláudio Ribeiro, consultores da Sartre Gumo Branding, responsável pela criação da nova marca. Gustavo Moura revela que o processo foi iniciado em outubro de 2011. Ele explica que Grupo Jaime Câmara não é uma revolução, mas uma evolução a partir do nome Organização Jaime Câmara.

Sobre o novo logotipo, Moura dá alguns detalhes sobre o seu processo de criação: “A retirada da bola do meio da logo antiga visou desvincular a impressão de que se tratam de marcas de outras TVs. A letra “o”, de organização, também era dispensável porque nem todas as pessoas sabiam que a letra remetia a esse termo”, explica.

Clareza

Gustavo Moura acrescenta que, ao permanecer as iniciais JC no logotipo, o resultado confere maior clareza à marca, ressaltando a figura do fundador do grupo, Jaime Câmara, e ainda valoriza o que ele representa hoje, com todas as suas empresas.

Cláudio Ribeiro, por sua vez, defende que toda marca tem um tempo de duração, ou seja, exige uma modificação total ou um retoque, para que possa acompanhar a evolução natural da sociedade e não sofra desgastes.

“A nova marca não apenas diferencia o Grupo Jaime Câmara da TV Anhanguera, mas mostra para o mercado nacional, e as pessoas em geral, que o Grupo Jaime Câmara é uma corporação empresarial independente”, reforça Cláudio Ribeiro .