Cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico sustentável é o tema da quinta edição do webinar, que integra a série em formato virtual promovida pelo Grupo Jaime Câmara, desta vez em parceria com a Central Sicoob Uni. O evento, ao vivo, será a partir das 19 horas, na próxima quinta-feira (26).

Dois grandes nomes do segmento no Brasil são os convidados: Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob, e Luiz Edson Feltrim, superintendente no Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável. A mediação do evento on-line será do âncora da TV Anhanguera Handerson Pancieri.

As inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.jaimecamaraeventos.com.br (veja quadro ao lado).

Sobre a abordagem durante o webinar, Feltrim adianta que se trata de “um conjunto, o negócio cooperativo, com todas as soluções financeiras e, junto com isso, a agenda de impacto social”. Um dos princípios sobre os quais se fundamenta o cooperativismo, lembra ele, é a preocupação com a comunidade. “Um dos propósitos é o desenvolvimento de um capitalismo que não visa o lucro pelo lucro, mas maneiras de melhorar o ambiente em que se vive.” No cooperativismo de crédito, lembra ele, tanto poupadores como tomadores de crédito são do mesmo grupo, o que leva a uma “reciclagem da poupança local” que assegura investimentos, emprego e renda na própria comunidade.

Dados do Banco Central apontam crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil durante a pandemia, ante o mesmo período de 2019. Até setembro de 2020, o crescimento foi de 15,2% na carteira de crédito (R$ 112,4 bilhões); de 23,8% em depósitos (R$ 127 bilhões) e de 5,4% na base de cooperados (11,65 milhões).

Na comparação com bancos privados e públicos, as cooperativas atenderam três vezes mais micro e pequenos negócios ao longo do ano, informa Feltrim. “Por que isso? Porque está próxima da comunidade e por isso tem condição de atender melhor. Tem essa vocação.” Segundo ele, em todas as crises, como na de 2008, o cooperativismo de crédito cresceu mais que em outras situações. “Não é diferente agora”, diz.

 

Confira quem são os convidados da 5ª edição do webinar e como participar do evento on-line

Marco Aurélio Almada 
Diretor-presidente do Centro Cooperativo Sicoob (Bancoob e Sicoob Confederação) desde abril deste ano, é graduado em administração de empresas, com MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e imersões em Gestão Estratégica de Custos pela Universidade Batista de Oklahoma (Oklahoma Baptist University), nos EUA. 
Desde 2017, é vice-presidente da Confederação Internacional dos Bancos Populares (CIBP), com sede em Bruxelas, Bélgica, que reúne diversos bancos cooperativos do mundo.

Luiz Edson Feltrim
Superintendente no Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável, desde fevereiro de 2018. Funcionário do Banco Central por 42 anos, ocupou várias funções executivas, entre elas a de diretor das áreas de Relacionamento Institucional e Cidadania e de Administração & GT; integrou o Comitê de Política Monetária (Copom), o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e o Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). Responsável pela implementação da agenda da Cidadania Financeira e da Política de Responsabilidade Socioambiental no Banco Central.

Como participar

Evento: Webinar - Cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico sustentável
Data: 26/11/2020
Horário: 19 horas (evento ao vivo)
Local: Evento on-line na plataforma Zoom Cloud Meetings
Inscrições gratuitas no site: www.jaimecamaraeventos.com.br
Patrocínio: Sicoob