A campanha de vacinação contra a Influenza começa nesta segunda-feira (23) e em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde realizou algumas mudanças. As alterações seguem as orientações do Ministério da Saúde e com isso fica suspensa a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que ocorreria simultaneamente com a imunização contra a Gripe.

Outra medida foi a paralisação das vacinações do Calendário Nacional, que ocorrem rotineiramente nas unidades de Saúde. Além disso, a pasta disponibilizará para os idosos acamados ou com mais de 80 anos a vacinação domiciliar contra a Influenza. O agendamento desse serviço será pelo telefone 62 3545-5868.

A campanha será realizada em três etapas. De 23 de março até o dia 15 de abril o público alvo são as pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde. A segunda etapa da campanha ocorrerá de 16 de abril a 8 de maio e será destinada a professores de escola pública e privada que atuem dentro de sala de aula. Nessa etapa, serão imunizados também os profissionais da força de Segurança e salvamento e portadores de Doenças Crônicas ou outras condições clínicas especiais, mediante apresentação de laudo médico. São considerados participantes desse último grupo, pessoas com doença respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica crônica, diabéticos, obesos, imunossupressores, transplantados e portadores de trissomias.

A terceira e última etapa acontecerá de 9 a 22 de maio. Nesta fase serão imunizadas crianças entre seis meses e seis anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto, sendo necessário apresentar documento que comprove gestação), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Além do serviço de vacinação domiciliar para idosos acamados ou com mais de 80 anos de idade. A imunização dos grupos contemplados pela Campanha de Vacinação contra a Influenza ocorrerá em 24 postos fixos, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. A imunização não ocorrerá no interior de unidades de saúde, mas em espaços mais amplos e arejados.