Três das dez cidades mais populosas do Estado não devem aplicar a primeira dose de vacina contra a Covid-19 nesta terça-feira (20) por falta de imunizantes: Rio Verde, Trindade e Anápolis. Em Rio Verde, no Sudoeste do Estado, as últimas doses foram empregadas no sábado (17) para adultos com idade igual ou superior a 35 anos, mas não houve vacinação por idade nesta segunda-feira (19). Em Anápolis, as últimas 1.300 doses estavam previstas para serem usadas nesta segunda em pessoas com 38 anos ou mais. Já em Trindade, na Região Metropolitana da capital, quatro locais aplicaram as últimas unidades para adultos com idade igual ou superior a 37 anos.

Nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia também anunciou a redução para apenas três pontos de vacinação nesta terça-feira. Em nota, a pasta afirmou que grande parte dos 17,4 mil imunizantes recebidos na última sexta-feira (16) já haviam sido aplicados e desta forma, o atendimento para a primeira dose segue no Centro de Saúde da Família São Francisco e no Centro de Saúde da Família Recanto das Minas Gerais, com horário de funcionamento das 8h às 17h. Ambos, com agendamento prévio. Já no drive-thru do shopping Passeio das Águas, 2 mil senhas serão ofertadas a partir das 8 horas. Em Goiânia, além do grupo prioritário, podem ser imunizadas pessoas com idade igual ou superior a 39 anos.

A retomada da vacina nos municípios que suspenderam o atendimento está condicionada ao recebimento de mais doses dos imunizantes, que são encaminhados pelo Ministério da Saúde (MS) à Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e, em seguida, aos municípios. Na manhã desta segunda-feira, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou a chegada de uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Pelo Twitter disse que a previsão é de 37 mil doses da AstraZeneca para primeira aplicação e mais de 62 mil da Coronavac, que serão destinadas para as duas etapas da imunização. “As vacinas serão devidamente distribuídas aos municípios goianos para que nossa vacinação siga em frente”, afirmou Caiado.

Em Rio Verde, as últimas doses acabaram no sábado, com a imunização de adultos com idade acima de 35 anos. Diretora de Vigilância em Saúde da cidade, Marina Porto explica que com o recebimento de novas vacinas, o pré-cadastro no site será liberado para adultos com mais de 34 anos. O local depende sempre do tipo de imunizante já que há orientações distintas de armazenamento conforme o fabricante. A segunda dose está sendo aplicada normalmente.

Anápolis está vacinando pessoas com idade igual ou superior a 38 anos; quem tem com comorbidades, profissionais da educação e saúde e idosos que não se vacinaram ainda. Na manhã desta segunda havia 1.300 vacinas para primeira dose e o reforço está sendo aplicado para todos que receberam Coronavac e AstraZeneca e que estão dentro do prazo estipulado. A continuação da primeira dose, entretanto, depende da chegada de novos imunizantes e os interessados precisam realizar cadastro no site e se dirigir aos pontos específicos de drive e pedestres.

Diretor de vigilância epidemiológica de Trindade, Leonardo Izidório explicou que a cidade imuniza pessoas com idade igual ou superior a 37 anos, mas três unidades de saúde e um drive estavam com as últimas primeiras doses nesta segunda. “Devemos administrar todas as primeiras doses e, se não chegar mais, não faremos primeira dose amanhã (terça), provavelmente”, explicou. Na cidade, o reforço está sendo aplicado normalmente para pessoas idosas e com comorbidades.

 

Águas Lindas organiza Dia D para segunda dose

Em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, um dia D para o reforço da imunização contra a Covid-19 deve ser realizado no próximo sábado (24). A informação é do secretário de saúde da cidade, Rui Ferreira Borges. Ele explica que no município a vacinação por grupos específicos foi finalizada e no último sábado, a idade foi reduzida a 36 anos, o que deve permanecer ao longo desta semana. 

A aplicação da segunda dose, entretanto, está caminhando mais lentamente que o esperado, e mesmo as pessoas que deveriam já ter recebido o reforço não estão procurando os postos de saúde. “Temos estoque de segunda dose e vamos, no próximo fim de semana, realizar um dia D já que a vacinação para este grupo está menor do que o esperado”, justifica.
 
De acordo com o secretário, a cidade tem vacinado uma média de 2.500 pessoas por dia e o estoque da secretaria é suficiente para até a próxima quinta-feira (22). 

Águas Lindas possui quatro pontos de vacinação sendo dois drive-thrus e dois para pedestres. O agendamento é feito pelo site da prefeitura e todos precisam solicitar o horário. Além disso, dois dos pontos estão funcionando 24 horas a fim de evitar filas: um drive no Centro de Convivência do Idoso, no Jardim Brasília 2 e aos pedestres e a Policlínica do Jardim Brasília. 

 

Em Goiânia, 2ª dose de AstraZeneca é aplicada sem agendamento 

Goiânia continua aplicando a segunda dose de AstraZeneca para pessoas com prazo para julho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS, nesta terça-feira (20) poderão receber o imunizante aqueles que estão previstos para o dia 23 de julho. “Para esse público foram ofertados sete pontos de vacinação, que funcionam das 8h às 16h e sem necessidade de agendamento. Escola Municipal Francisco Matias, Escola Municipal Lions Clube Bandeirante, Escola Municipal Coronel José Viana, Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais, Escola Rotary Goiânia Oeste- Salão Comunitário (ao lado do CSF Guanabara I) e Área I da PUC Goiás”, diz a SMS, em nota.  

Aparecida de Goiânia, a segunda cidade mais populosa do Estado conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oferta imunização em dois drive-thrus sem agendamento prévio. Eles estão localizados na Cidade Administrativa e no Centro de Especialidades e funcionam das 8h às 18h. Podem se vacinar: moradores a partir de 35 anos, além de gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência que ainda não foram imunizadas. 

Quem optar pela vacinação em Unidades Básicas de saúde, entretanto, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. Estão disponíveis as UBSs dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim além da Central Municipal de Imunização.