Secretário Nacional de Comércio e Serviços, Humberto Ribeiro fez visita ao secretário de Indústria e Comércio de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Consedic), Alexandre Baldy, com o objetivo de selar parceria desta instituição com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), para a realização do 1º Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), que terá espaço no Centro de Convenções Brasil 21º, em Brasília, dias 28 e 29 deste mês.
 
Desdobramento do Plano Brasil Maior e do Plano Plurianual do Governo Federal, o simpósio já tem confirmadas as presenças de representantes de fundos de investimentos públicos e privados de vários países, como Canadá, EUA, China, Japão, Alemanha e Polônia, entre outros, e será um excelente ambiente de interlocução para políticas públicas de comércio e serviços e logística. “Esse é um assunto que não havia merecido atenção até agora. Isso mudou com o Plano Brasil Maior e com a nova mentalidade que nasceu com o Consedic, muito bem representado pelo secretário Alexandre Baldy”, reafirmou Humberto.
 
Nesse evento que vai abrigar reunião ordinária do Consedic presidida pelo secretário Alexandre Baldy vão estar presentes investidores de todo o mundo. Equipes da SIC vão trabalhar credenciando os projetos dos empresários goianos e os oferecendo para potenciais investidores. Para cruzar interesses e facilitar negócios, o MDIC vai compor um catálogo virtual de oportunidades de investimento. 
 
O primeiro Simbracs tem como objetivo maior tornar o setor de comércio e serviços mais competitivo, viabilizando ferramentas para fortalecer o elo terciário que representa mais de 70% do PIB. Humberto Ribeiro diz que o alcance do Simbracs vai melhorar o ambiente de negócios, funcionando como agente desburocratizador e estimular o empreendedorismo. No evento será lançada a política nacional de empreendedorismo e negócios.