A distribuição das novas 266,8 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 que chegam em Goiás nesta sexta-feira (2) acontecerá apenas na segunda-feira (5). De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), o grupo de pessoas que fez a distribuição da última remessa no interior chegou nesta quinta-feira (1º) a Goiânia e precisa descansar antes de voltar para as rotas, que são extensas.

Além disso, a pasta explicou que é necessário tempo para fazer a contagem das doses recebidas e por isso a distribuição começará apenas segunda. Além de Goiânia, Rio Verde também terá a vacinação paralisada até receber novas doses. Atualmente, o município vacina pessoas a partir de 63 anos. Na capital, a faixa etária alcançada é a de idosos com 65 anos ou mais.

Já em Anápolis, a vacinação ocorrerá normalmente hoje (2) em quatro postos diferentes para idosos cadastrados com 63 anos ou mais, pois o município ainda possui doses em estoque. Quando uma nova remessa de doses chegar “o município fará uma nova análise sobre a possibilidade de baixar novamente a faixa etária de imunização.”

Em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, como de costume, não ocorrerá vacinação neste final de semana e nem hoje por conta do feriado. Entretanto, a pasta disse que tem quantidade suficiente para continuar a imunização na segunda-feira, quando devem chegar novas doses aos municípios goianos.

A SES-GO comunicou ainda que “um porcentual considerável será destinado à segunda dose, ou seja, para aqueles que já tomaram a primeira dose”. Apesar disso, o governador Ronaldo Caiado (DEM) publicou em seu Twitter ontem que, com a nova remessa, será possível vacinar toda a população com mais de 60 anos. Questionada sobre o assunto, a assessoria de imprensa do governador não deu nenhuma resposta até o fechamento desta edição.