Goiás e outros 10 estados brasileiros participarão de um plano integrado de combate a incêndios no país lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A Operação Guardiões do Bioma, que será lançada às 10h30 desta quinta-feira (22) ocorrerá entre os meses de agosto a novembro conforme as necessidades de cada Estado e estão inclusos ainda: Mato Grosso, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No total, quase 6 mil profissionais irão atuar na prevenção, repressão e investigação de casos relacionados a queimadas e outros crimes ambientais na Amazônia, Cerrado e Pantanal. A coordenação do trabalho ficará a cargo do Ministério, que também realizará pagamento das diárias para bombeiros e policiais militares ambientais que vão reforçar o efetivo.

A ação envolve também os Ministérios do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Secretarias Estaduais de Segurança Pública e de Meio Ambiente, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom).