Um jovem de 24 anos foi preso com oito barras de ouro, equivalentes a 4 kg, escondidas pelo corpo, na noite desta segunda-feira (9), na BR-060, em Rio Verde, na Região Sudeste do Estado. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PFR), o rapaz, que não teve a identidade divulgada, estava em um ônibus interestadual, que saiu da cidade de Porto Velho, Rondônia, e seguia para a capital de São Paulo.

Segundo o chefe da comunicação da PFR, inspetor Newton Morais, o jovem não tinha nenhuma documentação fiscal para transportar o metal precioso. Ao ser flagrado, disse à polícia que receberia R$ 1 mil para levar o ouro de forma irregular e aceitou devido ao grande índice desemprego na região onde mora, no Norte do País. No entanto, não informou quem seria o dono do minério.

O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de checagem de passageiros. Os agentes da PRF perceberam que o rapaz tinha contornos diferentes no corpo, e constataram que usava um colete embaixo da camiseta. Quando o suspeito foi levado para uma averiguação, os policiais viram que ele carregava as oito barras de ouro.

A PRF informa que o rapaz, que não tem antecedentes criminais, foi detido e levado à Central de Flagrantes do município. Ele deverá responder por crime contra a fiscalização tributária e usurpação de bem e matéria prima da União.

(Raunner Vinícius é estagiário do GJC em parceria com a PUC-GO)